O Peregrino, o seu burro amigo e uma história de vida!
Enrique Balsera é um homem de grandes convicções e uma delas passou pela peregrinação que já faz parte da sua vida e diz mesmo que será para sempre e até quando Deus quiser. O peregrino está em Palmela com o seu fiel amigo, um burro que o acompanha nestas jornadas.

Tem percorrido estradas, ruas e até mesmo trilhos, Enrique Balsera faz da peregrinação a sua vida e com ele traz mesmo um bom amigo, fiel e fica sempre atento a todos os passos do peregrino mais famoso do mundo, o seu burro que também foi batizado com o nome de Espíritu Santo Y Amén.
Um homem algo tímido mas também muito crente, hoje esteve à conversa com o Diário do Distrito em Palmela, não deixou de dar um alerta à nossa equipa, enquanto decorria uma missa pela Jornada Mundial da Juventude, Enrique dizia-nos que todos deveremos ouvir as palavras que o bispo espanhol dava em pleno Largo São João em Palmela.

Enrique Balsera tem uma história que encanta, ouvirmos este peregrino de poucas falas, mas de sabedoria de vida, deixa-nos a pensar o que andamos todos a fazer.
Pedimos para tirarmos uma fotografia com o seu burrito, o Espíritu Santo Y Amén, inicialmente não queria, mas dizendo sermos simpáticos, lá cedeu, fomos abordando o tema da sua fé e da sua peregrinação e aqui deixa-nos de lágrimas a bailar nos olhos.
Enrique Balsera agora é uma pessoa comum, mas também já foi um homem do desporto automóvel, piloto de Lamborghini, mas um grave acidente o deixou agarrado a uma cama, paraplégico durante um ano, não baixando braços, Enrique prometeu que se voltasse a andar que se entregava a Deus, e de uma forma quase de sacrifício, mas um sacrifício que o deixa feliz, fazer do seu modo de vida a peregrinação.
Já fez vários caminhos e peregrinações, como os caminhos de Santiago de Compostela, os de Fátima e agora o seu objetivo é chegar a Roma, claro, sempre na companhia do seu amigo, que não o deixa esquecer-se dele, enquanto falávamos com Enrique, o Espíritu Santo Y Amén zurrava, uma forma de dizer “estou aqui” e” não te esqueças de mim”. O burrito é um amor, todos lhe fazem festas e ele para agradecer, abana a cabeça que dá para ouvirmos um pequeno sino que traz consigo, também anda a rigor, com um chapéu de peregrino e com a Cruz de Santiago.

Quando o questionamos se algum dia montou o Espíritu Santo Y Amén, disse-nos com os olhos focados na homilia, não, nunca faria isso ao meu amigo de grandes caminhadas.
Para além de trazer consigo um tipo de cajado com a típica cabaça que Santiago também transportava no seu cajado, Enrique transporta consigo um carrinho de bebé com produtos alimentares, não transporta muitos, pois diz, que não quer desperdiçar comida, sempre preocupado com o seu fiel amigo, pois para esse, sim, tem que haver sempre alimento. As noites são passadas a descansar perto das igrejas das localidades por onde passa, diz que ali está protegido, ele e o seu burrito, pois ali é que se sente bem e ainda consegue ver as estrelas e o céu.
Enrique está pronto para fazer mais uns quilómetros até onde Deus o levar, e tem um gesto de grande relevo, pois quando passa uma ambulância ou mesmo um carro com alguém que se meta com ele e de boa-fé, Enrique para a sua caminhada e faz uma vénia, sinal de respeito para com o próximo.
Por fim, diz-nos que tem família e que é natural de Córdoba, em tom de graça diz que o Espíritu Santo Y Amén não é o burro naquela história de fé, mas sim ele, que decidiu fazer da sua vida uma vida de peregrinação, mas que faz o que gosta e no que se sente bem.

ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito