Opinião

O Futuro és tu? Foi você que pediu o Partido Volt Portugal?

Uma crónica de José Elias de Freitas.

O País está numa encruzilhada. As eleições devem abrir o caminho para enfrentar este dia-a-dia tão complexo.

E preparar um novo Futuro. Pela primeira vez, o futuro dos jovens está no centro das decisões. Não é possivel adiar mais o futuro dos jovens no centro das proximas decisões nacionais. Mas muitos Partidos ainda não se deram conta disso.

A Democracia encontra sempre soluções. Mas os Partidos têm de estar à altura. O surgimento do Partido Volt nas autárquicas em alguns Municípios pode ter surpreendido quem viu a noite eleitoral no serão televisivo.

Que Partido é esse o Volt, poderão muitos ter-se-ão perguntado. O Volt Portugal no Distrito de Setúbal veio para ficar.

O Volt Portugal faz parte de um movimento de jovens em oposição ao Brexit na Europa. Existem já Partidos Volt em vários Países na Europa, incluindo no Reino Unido.

Traz uma Visão de uma Europa dos Estados-nação estruturada federativamente. Muito mais eficaz, muito mais solidária, mas sobretudo muito mais inovadora.

Muito mais capaz de lidar com as ameaças que já começam a surgir e que se podem abater sobre nós também em Portugal.

Um Exército Europeu para responder às ameaças externas da Rússia e Terrorismo é talvez só uma questão de tempo. Para o leitor imaginar o que é o Partido Volt no nosso País, talvez goste de começar por saber que um Deputado Volt por Setubal votará pela estabilidade a 4 anos de um Governo PS ou PSD que saia das urnas. Em nome de estabilidade ao centro, centro esquerda ou centro direita.

Fiel da balança se fosse o caso. Fiel à sua vocação: reformista, europeísta, progressista. O País não sai do marasmo económico e do pãntano social por artes mágicas.

A Europa faz parte da nossa solução. Desde logo, o comércio com a Espanha, o investimento industrial com a Alemanha e França, e muito mais. Mas sobretudo as soluções inovadoras para muitos dos problemas que nos afligem.

Pensamos erradamente que a Europa já não nos dá mais oportunidades além dos Fundos europeus: Erro monumental! Na semana em que comemoramos a restauração da indepêndencia convém não cometer erros infantis.

Foi com a Espanha que repartimos, em Tordesilhas, a influência das duas e cada uma das metades do Mundo. Da Espanha, restaurámos a independência beliscada por 40 anos em 8 séculos de história política Ibérica.

Da Europa, veio-nos tudo desde 1986 o que tanto nos ajudou a sarar as feridas da Ditadura de Salazar. E continua. Saudamos que o Governo entenda agora criar a NUTs II para a Península de Setúbal. O PRR e o Portugal 2030 vão trazer soluções.

Mas a grande solução tem de sair da nossa Democracia nas próximas eleições. O Partido Volt no distrito de Setúbal vai emprestar ao debate o seu ADN jovem, europeísta, reformista e progressista.

O Volt Distrito de Setúbal traz soluções ao debate para os jovens em primeira instância.

Ou seja, é o Futuro, Estúpido! Para citar a famosa frase feita na América. Assegurar e construir o futuro não se compadece das ideias encapotadas da famosa Troika pós Socrates que a IL nos agita. O discurso IL é fresco e jovem.

Mas as soluções seriam amargas separando a grosso dos jovens dos felizes que esses sim já têm futuro…lá fora nas universidades de Stanford e Londres.

A nossa Vida decorre aqui. O Futuro é também para quem fica aqui. A esquerda gerigonça cansou-se de ter uma agenda positiva para as soluções e deitou o jogo abaixo. Boa sorte.

Os eleitores gerigonça desconfiam. Sabem que as soluções da gerigonça são sempre valiosas ao proteger salários, mas o País precisa de abrir o Futuro aos jovens e dar-lhes um País com uma economia dinãmica, com empresas Europeias aliadas às Portuguesas.

Não se pode prometer aos jovens se a economia não acompanha. Não é só produzindo agricultura e exaurindo as costas pesqueiras que Portugal cria a Economia do pós-pandemia.

E não se cria sem a Europa aqui mais perto e dentro de portas E se começassemos por agarrar o boi pelos cornos: começar por uma cooperação europeia reforçada Sul da Europa? Sim, com a nossa vizinha Espanha e comna fantástca Itália. Para começar… O debate vai comecar.

O Volt Distrito de Setubal tem uma mensagem: É o Futuro, São os Jovens, São as Parcerias económicas, Estúpido!


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *