AlmadaMultimédiaReportagem

O Agroparque da Costa da Caparica

A Costa da Caparica pretende apostar num futuro próximo num projeto urbanístico que vai ligar a sua comunidade agrícola e piscatória num só local.

Esta a urbanização tem o nome de Agroparque e será situado nas Terras da Costa, uma zona que atualmente é reconhecida pela sua agricultura e pelas várias comunidades que lá habitam.

O projeto pretende ligar o Portinho da Costa, situado na Trafaria, às Terras da Costa, de forma a garantir que todos os terrenos agrícolas da Costa da Caparica e arredores, estejam interligados num só circuito.

Desta forma, os produtores e os seus produtos conseguiram circular de uma forma mais rápida até ao Agroparque, de forma a conseguir rentabilizar monetariamente os seus produtos finais.

O Agroparque pretende dinamizar tanto a comunidade agrícola e piscatória da 2ª cidade de Almada, visto que ambas são as que retiram do solo ou mar caparicano o seu sustento.

Em entrevista ao Diário do Distrito, o presidente da Junta de Freguesia da Costa da Caparica, José Ricardo Martins afirmou que “este projeto a ser implementado, é uma oportunidade única de dar algum músculo aos operadores agrícolas e piscatórios.”

É uma iniciativa que poderá proporcionar um novo ponto central para o comércio local da Costa da Caparica, algo que pode ser bastante interessante para a população almadense.

José Ricardo Martins acrescentou ainda que “esta simbiose entre as terras e o mar, poderá dar aqui e tem que dar uma estrutura para criar a marca Costa da Caparica, e apagar algumas situações menos amigas dos pescadores e agricultores, e depois futuramente criar a tal economia circular, através do Agroparque.”

No entanto, este possível local urbanístico, não será apenas virado para o comércio, visto que irá englobar igualmente, atividades comunitárias tais como workshops, festivais temáticos e espaços desportivos, tais como a construção de um campo de street basquetebol, uma modalidade bastante praticada no distrito de Setúbal.

Com toda esta dinamização, a Costa da Caparica poderá tornar-se um “hub” para os seus pescadores e agricultores, conseguindo do mesmo modo providenciar à sua comunidade atividades desportivas, culturais e ambientais de forma a dar outras comodidades à sua população.

É importante referir, que este Agroparque tem como objetivo aumentar a empregabilidade do Concelho de Almada, pois, sendo concretizado este projeto existirá vagas de emprego para a população.

Esta iniciativa pretende ser pioneira e inovadora em várias frentes, tentando como a sua meta principal servir a comunidade almadense e a restante que a rodeia.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *