Covid-19Economia

Número recorde de lojas encerradas em centros comerciais durante 2020

Alerta partiu da Associação Portuguesa de Centros Comerciais

A Associação Portuguesa de Centros Comerciais (APCC) revelou hoje terem encerrado em 2020 cerca de 200 lojas nos espaços de comércio que representa, o número mais alto alguma vez verificado num só ano e que deverá agravar-se em 2021.

«Este foi o número mais alto alguma vez verificado num só ano, superior mesmo ao que se verificou nos anos da intervenção da ‘troika’, sendo expectável que suba em 2021», refere a APCC em comunicado.

As restrições impostas pela pandemia estão a ter um enorme impacto no setor, e a APCC anunciou ainda estar a preparar um Plano de Retoma do Retalho para «responder às dificuldades vividas pela atividade», apelando ao contributo das entidades governamentais e de todos os intervenientes do setor.

«A APCC vai iniciar um conjunto de reuniões de trabalho com todos os representantes do setor para construir uma resposta à crise que agregue os vários contributos e permita a recuperação do retalho em lojas físicas em Portugal, no período de pós-confinamento.»

A Associação apela ainda à «fundamental contribuição de todos os intervenientes com responsabilidades no setor e do Governo para que este plano encontre soluções e apoios para todo o comércio de forma integrada», alertando para que «num momento em que, devido à impossibilidade de ter as lojas abertas, se está a assistir ao aumento exponencial do comércio ‘online’ promovido por grandes multinacionais sediadas fora do território nacional».

A APCC calcula que se tenham registado perdas superiores a 600 milhões de euros nas ajudas dadas aos lojistas.

Para coordenar a execução deste plano de recuperação os associados da APCC nomearam Rodrigo Moita de Deus como presidente executivo (CEO) da organização, cargo que e associação diz ter sido criado recentemente.

A APCC é uma associação de âmbito nacional que reúne empresas investidoras, promotoras e gestoras de centros comerciais, empresas de comércio a retalho e fornecedores de serviços ao setor.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *