AtualidadeEconomiaPaísSociedade

Número de sem-abrigo aumenta em Portugal. A contagem chega aos 9 mil

- publicidade -

Ana Mendes Godinho, Ministra da Segurança Social, revelou esta manhã aos jornalistas que o número de sem-abrigo no país aumentou, no decorrer do II Encontro Nacional NPISA – Núcleos de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo, em Leiria. Relativamente ao ano de 2020, são 791 pessoas a mais que ficaram privadas de uma casa, de acordo com o relatório da Estratégia Nacional para a Integração de Pessoas em Situação de Sem-Abrigo.

A Ministra explicou que das 9 mil pessoas, cerca de 4 mil não têm teto para pernoitar, vivendo nas ruas. “Estamos a procurar ter um diagnóstico e uma informação mais completa das situações para podermos agir”.

Durante o II Encontro Nacional NPISA, a ministra anunciou que, apesar da subida no número de sem-abrigo, nos últimos 3 anos foram cerca de 1700 pessoas que conseguiram sair desta situação. Ana Mendes Godinho reconhece que “ainda há muito a fazer”, mas considera esta redução “uma vitória individual”. Aproximadamente 450 destes sem-abrigo viviam nas ruas de Lisboa.

Não foram apresentadas medidas concretas para solucionar o problema, no entanto, a estratégia passará por diminuir o número de sem-abrigo, tendo em conta a prevenção para que outras pessoas não fiquem na mesma situação. “Estamos aqui para ouvir as pessoas no terreno e ter uma identificação do caminho que temos de continuar a percorrer.”

Foi também esclarecido que existem vários projetos para a resolução da presente falta de habitação, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.


Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *