Atualidade

NRP Almirante Gago Coutinho investiga microplásticos no leito marinho

- publicidade -

O NRP Almirante Gago Coutinho terminou esta terça-feira a terceira fase da missão hidro-oceanográfica em que se encontra empenhado desde 20 de março.

​​​Esta fase consistiu na recolha de amostras de sedimentos superficiais do leito marinho e de amostras para análise de microplásticos, à superfície e na coluna de água.

A colheita de sedimentos foi realizada com recurso a uma draga, enquanto que as amostras para análise de microplásticos foram efetuadas por arrasto vertical, nos primeiros 20m da coluna de água, e por arrasto horizontal, à superfície.

Esta etapa da campanha insere-se nos projetos AQUIMAR e i-plastic, desenvolvidos pela Divisão de Química e Poluição do Meio Marinho do Instituto Hidrográfico, e contou com 36 estações de recolha entre os 15 e os 190 metros de profundidade.

O navio efetuou, ainda, a recolha da bóia multiparamétrica costeira da Nazaré, no âmbito da manutenção da rede de monitorização do oceano costeiro ao largo de Portugal Continental garantida pelo Instituto Hidrográfico.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui