Covid-19Moita

Novo surto de covid19 em lar da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros

O primeiro surto surgiu há cerca de sete semanas numa Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia de Alhos Vedros, num total de 18 casos positivos entre utentes e trabalhadores. Deste surto resultaram quatro óbitos e uma pessoa hospitalizada.

 No dia 30 de Dezembro um utente de 84 anos do Lar Pedro Rodrigues Costa, também da Santa Casa de Alhos Vedros, foi hospitalizado com sintomas de covid19, e acabou por morrer, embora apresentasse também outras patologias.

Todos os 68 utentes e os trabalhadores foram testados e estes, 48 utentes testaram positivo ao covid19, assim como 20 trabalhadores, segundo Miguel Canudo, Provedor da Santa Casa e vereador da Câmara Municipal da Moita à SIC Notícias.

Segundo o Provedor “o quadro dos utentes é tranquilo e esperamos que corra tudo bem a partir de agora. A partir de segunda-feira vai entrar uma brigada de emergência, da parte do Centro Regional, e sabemos que serão 8 trabalhadores, que não viram todos ao mesmo tempo. Temos um quadro bastante delicado.”

Já para Rui Garcia, presidente da Câmara Municipal da Moita, a situação “é um pouco surpreendente, uma vez que todos estes funcionários foram testados recentemente, e estavam todos negativos. Isto só vem demonstrar que esta doença é mesmo silenciosa.”

O autarca afirmou ainda que foi disponibilizado à Santa Casa “todo o apoio que for necessário, como instalações e equipamentos como camas ou que possam ser usados para a separação entre utentes e doentes”.

Dois dos utentes do lar foram hospitalizados e activado o Plano de Contingência, com a situação a ser acompanhada pelo Delegado de Saúde local.

As visitas estão suspensas e na próxima semana os utentes e funcionários voltarão a ser testados.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *