Atualidade

Novo surto da infecção pelo vírus mpox em Portugal

Novos dados da Direcção-Geral de Saúde.

A Direcção-Geral da Saúde (DGS) já registou um total de 49 novos casos de infecção pelo vírus mpox detectados em Portugal desde 1 de Junho e até 26 de Julho, quando um novo surto da doença foi registado na região de Lisboa e Vale do Tejo. No total existem 1002 casos reportados desde Maio de 2022.

Segundo estes números, divulgados no relatório da passada sexta-feira, verifica-se um aumento de 12 casos em relação ao último balanço, que contabilizava os números até 20 de Julho. Destes 49 casos registados, 39 foram notificados no SINAVE.

Ainda segundo os dados, todos os casos são do sexo masculino e maioritariamente residentes na Região de Lisboa e Vale do Tejo (38), com idades compreendidas entre os 22 e os 55 anos.

Os sintomas mais comuns da infecção são febre, dor de cabeça intensa, dores musculares, dor nas costas, cansaço, aumento dos gânglios linfáticos com o aparecimento progressivo de erupções que atingem a pele e as mucosas.

O vírus transmite-se por contacto físico próximo, nomeadamente com as lesões ou fluidos corporais, ou por contacto com material contaminado, como lençóis, atoalhados ou utensílios pessoais.

Face ao ressurgimento de novos casos em Portugal, a DGS reforça “a necessidade do isolamento dos casos e da interrupção das cadeias de transmissão entre expostos”.

Mais informações no site oficial da Direcção-Geral de Saúde.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *