País

Novo sistema online do SEF valida 73 mil autorizações de residência na primeira semana. 90% foram para imigrantes brasileiros

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) tem um novo sistema online para pedido e atribuição de autorização de residência em território português para cidadãos oriundos de países da CPLP e, na primeira semana do novo sistema, foram validados 73 mil processos.

Os números são avançados esta terça-feira pelo Diário de Notícias, indicando que 90% dos pedidos validados e autorizações emitidas nessa primeira semana do novo sistema foram atribuídas a cidadãos brasileiros.

A autorização de residência, com o novo sistema, é atribuída ao requerente em 72 horas sem que seja necessário ir fisicamente ao SEF, estando disponível nos sites sef.pt e eportugal.gov.pt. Podem recorrer os cidadãos de países da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial , Moçambique, São Tomé e Príncipe Timor-Leste).

Apesar dos números positivos, a associação Casa do Brasil denuncia que algumas pessoas tiverem dificuldades em aceder ao portal, com o sistema a ir abaixo devido ao elevado número de acessos, problema entretanto resolvido.

O novo modelo tem como objectivo solucionar o problema dos atrasos do SEF na atribuição de autorizações de residência, que chega a ultrapassar os dois anos de espera em alguns casos. Esta autorização é válida por dois anos, e pode ser renovada por outros dois anos consecutivos. Depois disso, os requerentes têm residência permanente em Portugal e podem pedir a nacionalidade portuguesa.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *