Sines

Novo quartel de bombeiros de Santo André inaugurado no domingo

As obras de ampliação e remodelação do quartel dos bombeiros de Vila Nova de Santo André, Santiago do Cacém, são inauguradas no domingo, após um investimento de 580 mil euros, e com o apoio de fundos comunitários.

A obra foi iniciada em 2017 e contemplou a construção de “novas camaratas, balneários, salas de formação, gabinete de crise e parque de viaturas”, explicou à agência Lusa o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Santo André, Fonseca Santos.

A remodelação do quartel, construído em 2002, permitiu duplicar a área disponível, em terrenos cedidos pela Câmara de Santiago do Cacém, e ainda “melhorar a sala do bombeiro e a central de comunicações”.

O projeto, cujo prazo de execução de 10 meses atingiu os dois anos de duração, foi comparticipado pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) em 85%.

O restante valor da empreitada foi assegurado pela associação humanitária apoiada pelo município de Santiago do Cacém, que financiou o projeto em cerca de 52 mil euros, metade do valor não comparticipado pelo POSEUR.

Para fazer face aos compromissos, nos últimos dois anos, a associação, que conta com cerca de 45 elementos, promoveu vários eventos e campanhas de angariação de fundos “junto das empresas e da população”, tendo conseguido reunir “cerca de 200 mil euros”.

Além das obras de ampliação e remodelação do quartel, no domingo, serão ainda inauguradas duas novas ambulâncias e duas viaturas “cisternas” que foram recuperadas “não só para o combate a incêndios, mas também para ajudar no abastecimento de água devido à seca”, frisou.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *