Distrito de LisboaDistritosPaís

Novo passe único arranca em Lisboa a 26 de Março

O passe único de 40 euros vai começar a ser comercializado a 26 de Março, o que vai implicar o fim de cerca de 700 passes, que se vão dar origem apenas a dois: o passe Metropolitano para toda a região da grande Lisboa que custa 40 euros e o passe Municipal que custa 30 euros e que serve para utilizar somente num concelho; também vai ser criado o passe 12 anos, sem custo, que vai servir para as crianças circularem até aos 13 anos de idade.

Os passes vão-se chamar Navegante Metropolitano e o Navegante de cada um dos 18 concelhos da região de Lisboa e serão válidos mês a mês e não por trinta dias, como acontece até agora.

O anúncio foi dado esta segunda-feira pelo primeiro-secretário da Área Metropolitana de Lisboa, Carlos Humberto de Carvalho, entidade que está a gerir este processo, à TSF.

O processo será automático, porque os utentes ao carregar o actual passe, já vão carregar o novo título e os tradicionais meios de carregamento vão continuar a funcionar.

A única questão pendente tem a ver com a transição do título de transporte para as pessoas que compram em março e terminam o passe a meio de Abril. “Já temos solução apontada mas queremos validá-la em definitivo. Está a solução encontrada queremos só confirmar que ela é possível mas para o mês de transição para as pessoas que compram em março e terminam a meio de abril haverá uma solução”, explicou Carlos Humberto de Carvalho.

E deixou a recomendação para que “se a utilização for apenas por mais dois dias, é preferível comprarem dois dias de bilhetes ocasionais, se o passe terminar a 15 ou a 10 se calhar vale mais continuar a comprar porque é nossa ideia que encontraremos uma solução para os restantes dias do mês de Abril. Uma coisa é certa durante Maio não há títulos de transporte válidos que não sejam os novos títulos.”

A AML deixa ainda um apelo a quem ainda não tem o cartão Lisboa Viva: «o cartão está estabelecido que leva 10 dias a ser criado e assim não podem comprar o passe no dia 1 porque só têm o cartão no dia 10. Para quem tem cartão é automático.” E é a OTLIS vai continuar a fazer os cartões Lisboa Viva.

TST atenta ao possível aumento da procura

O Diário do Distrito contactou as três operadoras que servem a margem sul, TST, Fertágus e Transtejo, colocando algumas questões sobre a forma como se estão a preparar para este novo passe, e até ao momento apenas a TST respondeu.

Quisemos saber se a TST está preparada para o facto de o número de passageiros poder vir a aumentar com a descida do preço dos passes, obtendo como resposta que «a empresa encontra-se atenta à evolução da procura dos seus serviços, adequando os meios dentro da capacidade disponível.»

O alargamento e renovação da frota «é efectuada anualmente, investindo cerca de 3 milhões de euros por ano» mas sobre a possibilidade de alargamento do serviço da rede de autocarros e dos horários «está dependente de autorização das autoridades de transportes, sendo o mesmo condicionado à evolução da procura, e sobre os horários, para já é prematuro avançar com a hipótese de alterações de oferta. No entanto, a TST continuará a monitorizar a procura no sentido de adequar os seus serviços.»


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *