MundoSaúde

Novo medicamento para a leucemia erradica sinais cancerígenos

Um novo medicamento para a leucemia mieloide aguda está a ser testado nos Estados Unidos, considerado como um dos tipos mais graves da doença.

O medicamento experimental passou a primeira de quatro fases necessárias para os ensaios clínicos e conseguiu a remissão completa em alguns doentes. O Revumenibe foi testado entre novembro de 2019 e março de 2022 em 60 pacientes. Mais de 18 pessoas ficaram sem sinais cancerígenos.

O fármaco consegue travar uma proteína que facilita o progresso de dois subtipos genéticos da leucemia.

De acordo com a SIC, os resultados foram divulgados e a comunidade científica está otimista, mas sublinha que não significa uma cura definitiva.

“Dificilmente levará à cura. A partir do momento que os doentes respondem a este fármaco consideramos que a doença está controlada e isso permite que mais doentes possam ser submetidos ao transplante de medula óssea e ficarem curados”, informou o diretor do serviço onco-hematologia do IPO do Porto.

No entanto e apesar das notícias otimistas, a investigação ainda está numa fase embrionária e o fármaco terá de passar por mais ensaios e ser testado em milhares de pessoas para poder vir a ser comercializado.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *