Mundo

Novo mecanismo de solidariedade da UE pode trazer para Portugal mais 350 migrantes

O ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, manifestou a disponibilidade de Portugal receber mais 350 migrantes no âmbito do Pacto de Migrações e Asilo da União Europeia (UE).

O ministro intervinha no Conselho de Justiça e Assuntos Internos que decorreu no Luxemburgo, onde os Estados-membros decidiram dar um passo em frente nesta matéria, com o qual concordou «uma ampla maioria», conforme salientou José Luís Carneiro, citado pela Lusa.

O ministro destacou também o facto de este mecanismo conter, por outro lado, um princípio de responsabilidade, prevendo que os Estados-membros que não acolham migrantes “se comprometem em financiar esse esforço” de realocação.

A proposta de declaração de solidariedade foi apresentada pela atual presidência francesa do Conselho da UE, sublinhando o apoio voluntário que passa assim a ser prestado aos «países da linha da frente», do Mediterrâneo, que mais migrantes recebem, como Itália, Grécia e Malta, que há muito pedem um maior esforço solidário por parte dos outros países da UE na realocação de migrantes.

Os moldes do mecanismo irão ser decididos nos próximos dias, em sede de uma «plataforma de solidariedade», indicou a presidência francesa.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *