País

Novo Governo de Portugal já é conhecido

Presidente da República está ‘revoltado’ com o anúncio dos nomes dos novos governantes.

A poucas horas de António Costa se reunir em Belém com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para entregar a lista do novo Governo da XXIII Legislatura, os nomes já são conhecidos da maioria dos portugueses e o Presidente Marcelo diz estar ‘revoltado’ com o anúncio dos nomes.

Neste XXIII Governo existem caras repetentes e outras que vão ser novidade, um Governo mais reduzido do que os anteriores e que Costa acredita ser mais eficaz.

Para o Ministério da Presidência a cara é repetente, Mariana Vieira da Silva irá manter-se no cargo como ministra, já nos Negócios Estrangeiros, a pasta é deixada por Augusto Santos Silva, a substituir será João Gomes Cravinho, que deixa a pasta da Defesa Nacional e assume este ministério.

Já para a Defesa Nacional irá Helena Carreira, a atual diretora do Instituto de Estudos Militares. Para comandar as autoridades e agentes de proteção civil, o Ministério da Administração Interna que até agora era assumido por Francisca Van Dunem, a pasta será assumida por José Luís Carneiro.

Para a Justiça que também foi administrada por Francisca Van Dunem, assume a pasta Catarina Sarmento e Castro.

Um dos nomes mais badalados é o de Fernando Medina, ex-presidente da Câmara de Lisboa, que vai assumir a pasta das Finanças, o ex-autarca que teve na polémica da passagem de contactos de ativistas russos com a Federação da Rússia, assume a pasta mais importante do País, ministério esse que foi controlado por João Leão.

A pasta do Ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares é assumida pela cabeça de lista pelo círculo de Setúbal, a socialista Ana Catarina Mendes, a pasta de Economia e do Mar será liderada por António Costa e Silva.

Os destinos da Cultura Nacional são assumidos por André Moz Caldas. Elvira Fortunato assume a pasta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, já na Educação o ministério para para o Quintajense João Costa, que nesta legislatura anterior era secretário de Estado do mesmo ministério.

Ana Mendes Godinho, continua a assumir os destinos do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e na Saúde continuará Marta Temido.

No Ministério do Ambiente e Ação Climática, a pasta passa para Duarte Cordeiro. Repetente será Pedro Nuno Santos que mantém a pasta do Ministério das Infraestruturas e Habitação.

No Ministério da Coesão Territorial, mantém-se Ana Abrunhosa e no Ministério da Agricultura e da Alimentação o cargo será mantido por Maria do Céu Antunes.

São os nomes que vão ser entregues esta noite a Marcelo Rebelo Sousa, nomes esses que foram tornados público e que irritaram o Presidente da República.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *