AlmadaAtualidade

Novo Centro de Responsabilidade Integrada no HGO aumenta resposta na Dermatologia

O Hospital Garcia de Orta inaugurou este mês o Centro de Responsabilidade Integrada (CRI) de Dermatologia, que pretende melhorar a resposta a doentes com problemas dermatológicos.

Em nota enviada às redações pelo HGO, o Serviço de Dermatovenereologia desta unidade constituiu-se no primeiro Centro de Responsabilidade Integrada do país na área da Dermatologia.

«Através de um reforço de meios complementares de diagnóstico e terapêutica a curto-médio prazo, o CRI propõe-se a aumentar o número de consultas especializadas e multidisciplinares, e reunir condições para a implementação de protocolos de referenciação com outras instituições.

Aumentar a produtividade dos recursos, contribuindo para uma maior eficiência, através de formas de organização flexíveis, orientadas para dar respostas céleres às necessidades dos utentes, é outro objetivo do novo CRI, que foi formalmente constituído no passado dia 4 de março.

Este centro é formado por equipas multidisciplinares que voluntariamente aderem a este modelo de organização orientado por objetivos negociados, transparência de processos e responsabilização das partes por um projeto comum, que reconhece e premeia o desempenho coletivo e individual.»

O diretor do Serviço de Dermatologia e do CRI, João Alves, citado na nota, afirma que «com este novo CRI, o Hospital Garcia de Orta dará uma resposta mais adequada e diferenciada aos utentes com patologia dermatológica, inflamatória e oncológica.

A curto prazo, vamos consolidar as áreas de diferenciação como a Dermatologia e Cirurgia Oncológica, Alergologia Cutânea, Infeções Sexualmente Transmissíveis e Dermatologia genital, aumentar e melhorar a resposta na Fotodermatologia e Dermatoscopia Digital.»

De acordo com o HGO, o novo centro deverá assegurar o tratamento de doentes do sul do país com cancros cutâneos, incluindo cancros cutâneos avançados e recidivados, e outros problemas dermatológicos que, até agora, eram encaminhados para outras unidades hospitalares de Lisboa.

O Serviço de Dermatologia do HGO conta atualmente com um total de 11 médicos, quatro enfermeiras, dois assistentes operacionais e duas assistentes técnicas.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *