Economia

Novo aeroporto de Lisboa

Governo toma decisão repentina

O atual governo anunciou uma imprevista e surpreendente decisão para resolver o problema do aeroporto de Lisboa. Este executivo decidiu avançar já com o aeroporto complementar do Montijo, mas vai construir também, mais tarde o aeroporto de Alcochete que quando estiver construído passará a ser o único aeroporto de Lisboa e que só deve acontecer, no entanto em 2035.

Ninguém foi informado previamente, nem os autarcas, nem a oposição, nem o Presidente da República que se recusou a comentar para já esta decisão precipitada do governo.

A grande viagem do novo aeroporto de Lisboa, não vai ficar por aqui, uma vez que de uma forma inesperada o governo decidiu avançar em duas frentes, ou seja, em dois aeroportos. Primeiro pôr a funcionar já o aeroporto complementar do Montijo para ficar operacional até 2026, contudo no futuro é em Alcochete que vai ser construído o novo aeroporto de Lisboa, projeto esse que segundo as contas do executivo vai ficar concluído apenas em 2035.

Terminado este segundo novo aeroporto, nessa altura o aeroporto Humberto Delgado fecha em definitivo e o Montijo também.

O ministro das infraestruturas responsável por este dossier deu ordem para anular um concurso para uma avaliação ambiental estratégica que tinha sido ganho por uma empresa detida pelo Estado espanhol.

O júri do concurso não viu qualquer problema, mas Pedro Nuno Santos manifestou dúvidas sobre o eventual conflito de interesses. O passo que se segue é avançar com uma avaliação ambiental estratégica feita pelo laboratório nacional de engenharia civil que tem de ser aprovada para tudo isto acontecer.

Para já o foco está no Montijo, que já tem declaração de impacto ambiental aprovada, condicionada ainda ao cumprimento de 160 medidas de mitigação no valor de 48 milhões de euros.

A lei que dá poder de veto às autarquias, atrasou a obra no passado e agora o governo com maioria absoluta tem via aberta para mudar a lei e retirar todos problemas que estão a bloquear um novo aeroporto em Lisboa.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *