DestaquePaís

Novo aeroporto de Lisboa: relatório está marcado para 5 de dezembro

A Comissão Técnica Independente (CTI) irá apresentar no dia 5 de dezembro um relatório preliminar onde constam as opções para a localização do novo aeroporto de Lisboa.

A apresentação do novo relatório será feita pela CTI, durante uma conferência que decorrerá no Centro de Congressos do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), em Lisboa, e posteriormente seguirá para consulta pública durante 30 dias.

O relatório visa trazer uma análise estratégica e multidisciplinar assente sobre as cinco soluções para aumentar a capacidade aeroportuária da região de Lisboa inicialmente consideradas na resolução do Conselho de Ministros, às quais a CTI adicionou mais quatro, totalizando assim nove.

Inicialmente as cinco soluções já analisadas e consideradas pela CTI para a localização do novo aeroporto de Lisboa eram: solução dual do Aeroporto Humberto Delgado (AHD) como principal e Montijo como complementar; outra solução dual, onde o aeroporto do Montijo adquirirá de forma progressiva o estatuto de aeroporto principal e o AHD o de complementar; a construção de um novo aeroporto internacional no Campo de Tiro de Alcochete (CTA), que substitui totalmente, o AHD; outra solução dual, onde o AHD terá o estatuto de aeroporto principal e outro aeroporto localizado em Santarém o de complementar; e a construção de um novo aeroporto internacional localizado em Santarém, que iria substituir o AHD na sua totalidade.

Para além destas cinco soluções iniciais, a CTI acrescentou quatro possibilidades: AHD + Campo de Tiro de Alcochete; Vendas Novas + Pegões; AHD + Vendas Novas-Pegões e Rio Frio + Poceirão.

O quadro de avaliação estratégica para cada uma destas soluções assenta sobre cinco fatores. “Segurança aeronáutica, acessibilidades e território, saúde humana e viabilidade ambiental, conetividade e desenvolvimento económico e investimento público e modelo financeiro”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

6 Comentários

  1. Com problemas mais graves para resolver, mas querem gastar milhões a construir mais um aeroporto.

  2. É indiferente pois não vai escolher nada, limita se a mencionar pros e contras e a eliminar localizações de elevado risco ambiental ou de segurança aérea.

    A decisão é política.

  3. Pela otica dos utentes ficará o mais perto possivel do destino final que e Lisboa, portanto será no Montijo

  4. E já se avançou com a pista, alguma relva que certamente por ficar queimada logo na colocação ofereceram supercarros pelo transtorno…tudo isto um par de semanas antes, portanto finalmente somos acção e não somente reacção.
    Ainda os Portugueses se queixam que os gestores públicópartidários não são malta de negociação avant-garde 👏👏👏

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *