Distrito de SetúbalMobilidade

Novo acordo entre Alsa Todi Metropolitana de Lisboa com sindicatos dos transportes.

A empresa de transportes públicos Alsa Todi, que opera na área 4 da Carris Metropolitana assinou, após um período de negociações, um Acordo de Empresa com as Organizações Representativas dos Trabalhadores, como a FECTRANS – Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações, o SITRA – Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes e o SNMOT – Sindicato Nacional dos Motoristas.

O documento assinado é válido até ao final de 2026, vai abranger os cerca de 400 trabalhadores da empresa, e prevê possíveis folgas rotativas, seguro de saúde e prémios de assiduidade.

O acordo entre o sindicato de trabalhadores e a empresa de transportes públicos, vê cláusulas como a possibilidade de adesão a um sistema de folgas rotativas, a entrada em vigor de um seguro de acidente de trabalho, no país e no estrangeiro, que se estende não só ao período de funções, mas também as deslocações de ida e regresso do trabalho, a existência de um Seguro de Saúde proposto pela empresa, voluntário e partilhado, em que a Alsa Todi suporta 75% do valor anual desse seguro e o trabalhador os restantes 25%.

O documento prevê também a criação de um Prémio de Assiduidade, que poderá traduzir-se em até mais três dias úteis de férias, que são somados aos 22 dias previstos na lei. Com o acordo, os trabalhadores terão direito a uma formação contínua, mediante ações desenvolvidas na empresa ou a concessão de tempo para frequência de formação, por iniciativa do trabalhador, e a empresa fica ainda obrigada a suportar os custos com a renovação da carta de condução, a carta de qualificação de motorista (CQM), do certificado de aptidão para motorista (CAM), do certificado de transporte coletivo de crianças (TCC) e do cartão de tacógrafo digital.

O Diretor Geral da Alsa Todi, Juan Gomez Piña, afirma que este acordo simboliza um “momento de extrema importância, não só para a empresa e para os trabalhadores, mas também para dar continuidade à nossa missão, de garantir aos passageiros da Alsa Todi o melhor serviço que se pode oferecer, em matéria de transportes, com qualidade e que dê resposta às suas necessidades”.

Uma vez que opera na área 4 da Carris Metropolitana, note-se que a Alsa Todi está encarregue de assegurar transportes públicos nos concelhos de Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela e Setúbal.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *