AtualidadeMundo

Nova Zelândia quer taxar arrotos de vacas e ovelhas

O governo da Nova Zelândia apresentou esta terça-feira uma proposta para tributar os gases com efeito de estufa que os animais de quinta produzem ao arrotar e urinar como parte de um plano para combater as alterações climáticas. O governo daquele país diz que esta taxa agrícola seria a primeira do mundo e que os agricultores poderiam recuperar o investimento “cobrando mais por produtos ecológicos”.

No entanto, a proposta irritou os agricultores. A Federated Farmers, o principal grupo de lobby do sector, defende que o plano “arrancaria as entranhas das pequenas cidades da Nova Zelândia” e veria as quintas agora repletas de animais substituídas por árvores.

O presidente da Federated Farmers, Andrew Hoggard, disse que os agricultores tentam trabalhar com o governo há mais de dois anos num plano de redução de emissões que não diminua a produção de alimentos.

Existem apenas 5 milhões de pessoas na Nova Zelândia, mas cerca de 10 milhões de bovinos e 26 milhões de ovelhas. Quase metade das emissões totais de gases com efeito estufa do país são provenientes da agricultura, principalmente de metano.

Segundo a proposta, os agricultores terão que pagar pelas suas emissões a partir de 2025. O plano também inclui incentivos para agricultores que reduzam as emissões por meio de aditivos alimentares, e o plantio de árvores nas quintas pode ser usado para compensar as emissões.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *