AtualidadeCrime

Nova tentativa de fraude bancária através de SMS

Todos já recebemos mensagens das quais desconfiamos, mas por vezes estão tão bem elaboradas, ou estamos mais desatentos, e podemos cair facilmente em esquemas de phishing.

Sobretudo porque as mensagens parecem ser de fonte fidedigna, como uma entidade bancária, os CTT, Finanças ou até das autoridades policiais.

Hoje o Diário do Distrito foi informado de um SMS enviado em nome, não de um, mas de dois bancos: novobanco e BPI e o ‘curioso’ é que o receptor da mensagem não é cliente de nenhuma destas entidades bancárias.

No entanto, qualquer possível cliente de um destes bancos, facilmente cairia e seguiria para o link indicado.

Estes esquemas de phishing são perigosos, uma vez que podem vir a ‘roubar’ todos os seus dados bancários.

No seu site, o novobanco alerta para que «não envia mensagens SMS com links, nem nunca solicita este tipo de procedimentos» e frisa ainda que, antes de efectuar qualquer operação que lhe seja solicitada, deve estar «atento a erros ortográficos e expressões não utilizadas pelo Banco», e que«o endereço do banco é sempre o https://novobanco.pt», podendo os clientes «em caso de dúvida contactar a Linha Direta» da entidade, disponível no site.

Outro alerta para os clientes, válido para qualquer operação bancária, é para «ler atentamente os conteúdos dos SMS de confirmação de operações. Caso não correspondam à operação que está a realizar, não insira em circunstância alguma o código de validação.

Nunca introduza posições da matriz ou códigos enviados por SMS em páginas que lhe levantem dúvidas ou apareçam em locais pouco habituais.»

Também o BPI tem lançado alertas para «campanhas de phishing personificando a marca BPI» e frisa que «a mensagem enviada com a SMS é sempre um texto chamariz tendo como objetivo que a vítima aceda à URL para depois ser encaminhada para a landing-page maliciosa».


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *