Quantcast Choice. Consent Manager Tag v2.0 (for TCF 2.0)
Nacional

Nova subida no preço dos combustíveis

- publicidade -

Os preços do petróleo nos mercados internacionais a subir, devido à descida das reservas nos Estados Unidos e a uma maior tensão geopolítica no Médio Oriente, e com a moeda norte-americana a ganhar terreno face ao euro, vão fazer aumentar novamente os preços dos combustíveis em Portugal.

Desde o início do ano, encher um depósito de gasolina já custa mais 10 euros, e no caso do gasóleo, são mais 6 euros por depósito, tendo em conta que na primeira semana de janeiro de 2019, o gasóleo era comercializado nos postos de abastecimento nacionais a 1,341 euros por litro e a gasolina a 1,448 por litro, em termos médios.

Nesta altura, o preço médio do litro de gasolina 95 em Portugal está nos 1,616 euros. Já o gasóleo vale 1,449 euros, segundo os dados da DGEG.

Com o aumento anunciado para a próxima semana, o preço da gasolina passará a custar mais 19 cêntimos por litro do que no início do ano. Já o gasoleo, passará a valer mais 12 cêntimos por litro do que em janeiro de 2019.

O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a sétima gasolina 95 mais cara dos 28 países da União Europeia, 8 cêntimos acima da média europeia e 20 cêntimos mais cara do que em Espanha.

O gasóleo ocupa a 9.ª posição do ranking europeu. A diferença de preço de Portugal face a Espanha resulta da carga fiscal, já que, sem impostos, o preço da gasolina é mais barato em terras lusas. Sem carga fiscal, cada litro de gasolina 95 em Portugal custaria 62,8 cêntimos, ou seja, seria mais barata do que os 64,7 cêntimos em Espanha.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui