Nova subida no preço dos combustíveis

Os preços do petróleo nos mercados internacionais a subir, devido à descida das reservas nos Estados Unidos e a uma maior tensão geopolítica no Médio Oriente, e com a moeda norte-americana a ganhar terreno face ao euro, vão fazer aumentar novamente os preços dos combustíveis em Portugal.
Desde o início do ano, encher um depósito de gasolina já custa mais 10 euros, e no caso do gasóleo, são mais 6 euros por depósito, tendo em conta que na primeira semana de janeiro de 2019, o gasóleo era comercializado nos postos de abastecimento nacionais a 1,341 euros por litro e a gasolina a 1,448 por litro, em termos médios.
Nesta altura, o preço médio do litro de gasolina 95 em Portugal está nos 1,616 euros. Já o gasóleo vale 1,449 euros, segundo os dados da DGEG.
Com o aumento anunciado para a próxima semana, o preço da gasolina passará a custar mais 19 cêntimos por litro do que no início do ano. Já o gasoleo, passará a valer mais 12 cêntimos por litro do que em janeiro de 2019.
O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a sétima gasolina 95 mais cara dos 28 países da União Europeia, 8 cêntimos acima da média europeia e 20 cêntimos mais cara do que em Espanha.
O gasóleo ocupa a 9.ª posição do ranking europeu. A diferença de preço de Portugal face a Espanha resulta da carga fiscal, já que, sem impostos, o preço da gasolina é mais barato em terras lusas. Sem carga fiscal, cada litro de gasolina 95 em Portugal custaria 62,8 cêntimos, ou seja, seria mais barata do que os 64,7 cêntimos em Espanha.