Lisboa
Em Destaque

Nova praga em Portugal. Saiba quais os sintomas!

Câmara de Lisboa alerta sobre a lagarta do pinheiro.

- publicidade -

É conhecida como lagarta do pinheiro mas o seu verdadeiro nome é processionária e trata-se de um inseto que é conhecido como o mais fatal para os animais de estimação e também traz problemas para os humanos, pois o contacto com o pelo poderá trazer irritações e alergias, sendo mesmo fatal para cães e gatos.

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) está a alertar toda a população para os sintomas e o que se deve de fazer em situações de contacto com a lagarta. Esta espécie encontra-se em casulos construídos em árvores resinosas e quando se deslocam dos ninhos para o solo para se enterrarem, andam em fila.

O contacto com os pelos da processionária traz irritações e risco de alergias grave, como indica a autarquia num posto publicado na sua página de facebook.

A autarquia adianta ainda que na cidade verificou-se um aumento significativo entre os meses de janeiro e março.

O que fazer no caso de contacto com a processionária?

Quem entra em contacto com a lagarta do pinheiro terá certamente prurido na pele, prurido ocular, espirros, dificuldades respiratórias, náuseas, vómitos e até sensação de desmaio, como outras manifestações. O que deve de fazer é ligar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou, em casos mais extremos, ligar o 112.

Em casos que detete um ninho, o que terá que fazer é alertar a sua autarquia a fim de haver um tratamento adequado para o fim da praga.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui