Internacional

Nova Orleães volta a ser fustigada por ciclone ‘mortal’ 16 anos após o Katrina

- publicidade -

Este domingo completam-se 16 anos sobre a passagem do furacão Katrina pelos Estados Unidos e Cuba, e a destruição total da icónica cidade de Nova Orleães, com um rasto de 1.800 mortes.

E precisamente este domingo Nova Orleães irá estar na rota do ciclone Ida, que já subiu para a categoria 4, segundo informação do Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA, com ventos que podem chegar a 251 km/h, e que atingirá a zona após passar pelo oeste de Cuba.

O furacão atingiu a costa na noite de sexta-feira no oeste de Cuba com a categoria 1, com ventos máximos sustentados perto de 128 km por hora.

A previsão é de uma ‘onda de tempestade potencialmente mortal’ quando o furacão atingir a costa da Louisiana e do Mississippi.

As autoridades já ordenaram evacuações obrigatórias fora das áreas protegidas de Nova Orleães e cidades costeiras sujeitas a inundações, como Grand Isle.

Durante este sábado e domingo, milhares de pessoas deixaram as suas casas, e o mayor de Luisiana declarou Estado de Emergência em antecipação à tempestade, aprovada pelo presidente Joe Biden, e irá canalizará fundos federais suplementares e ajuda ao estado do sul para fortalecer seus esforços de preparação e resposta a emergências.

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo