AtualidadePaísSociedade

Noites de Verão: Saiba tudo sobre o novo astro visível no céu

Quando foi descoberto em março pela NASA, o cometa C/2020 F3 – NEOWISE tinha um brilho muito fraco, mas surpreendeu a comunidade de astrónomos pela sua rota mais próxima da Terra do que inicialmente prevista.

De acordo com a NASA, o cometa está apenas “de passagem” pelo Sistema Solar e não representa algum tipo de perigo para o nosso planeta.

  • Quando pode ser visto?

O  NEOWISE será visível durante todo o mês de julho em Portugal e em todo o hemisfério norte, sendo mais visível entre os dias 22 e 23, altura em que estará mais perto da Terra.

  • E a que horas?

A melhor hora para se observar o cometa é de madrugada, antes do sol nascer, entre as 04h00 e as 05h00 da manhã (hora legal de Portugal).

  • Tão cedo?!

É a melhor hora para ver o astro visitante, mas também pode ser visto ao fim do dia, meia hora depois do pôr do sol (entre as 21h30 e as 22h00 – hora legal de Portugal) principalmente a partir do dia 16 de Julho. No entanto, o cometa poderá ser de maior dificuldade em ser observado porque estará mais baixo do que na madrugada e menos brilhante.

  • Para onde devo olhar?

De madrugada, o cometa será visível na direção de Nordeste, sendo que ao fim do dia, o cometa aparecerá mais a norte, logo abaixo da constelação da Ursa Maior.

  • É preciso binóculos ou telescópio?

O cometa NEOWISE é visível a olho nu, principalmente se não houver poluição, nuvens, luminosidade lunar ou luz artificial. Contudo, poderá ser muito mais fascinante vê-lo, com as suas duas caudas, com recurso a binóculos ou um telescópio modesto. É aconselhável, contudo, que o horizonte esteja desimpedido e com pouca iluminação noturna.

  • E se perder esta oportunidade?

O cometa vai fazer uma nova passagem pelo nosso Sistema Solar, mas… só daqui a 6.800 anos.

Veja fotos do quanto vale a pena madrugar nas próximas noites!


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *