CulturaDistrito de SetúbalPalmela

Noite de Reis recriada no palco do São João

Cantar aos Reis em Palmela vão centrar-se na sala de espetáculos do Cine-Teatro São João.

Este ano os tradicionais cantares das “Janeiras” vão ser diferentes dos anos anteriores. Com a pandemia a Câmara Municipal de Palmela decidiu que a iniciativa que percorria as ruas do Centro Histórico de Palmela, vão passar para dentro do Cine-Teatro São João.

A iniciativa que decorrerá no próxima dia 6 de janeiro, vai ser marcada por um espetáculo, que se inicia-se pelas 21h00, onde todo o Movimento Associativo vai deixar a sua mensagem de bom ano em formato de vídeo. Este ano com cinco associações participantes, o público vai poder ouvir de um modo mais restrito o cantar das “Janeiras” que vão ser deixados pela Sociedade Filarmónica Palmelense “Loureiros”, Sociedade Filarmónica Humanitária, Centro Social de Palmela, Grupo 40 de Palmela da Associação de Escoteiros de Portugal e o Grupo Coral “Ausentes do Alentejo”.

Por fim sobe ao palco Pedro Mestre que dará um concerto “Folclore de Natal, Janeiras e Reis”, onde o cante e a viola campaniça vão ser os protagonistas.

Há 25 anos a cantar a música tradicional do Alentejo, pioneiro do projeto de salvaguarda do Cante, fundador e ensaiador de corais alentejanos, Pedro Mestreé um dos principais responsáveis pelo surgimento de novas gerações na música tradicional do Alentejo, levando o Cante Coral alentejano para as escolas, onde, desde 2006, ensina a tradição a alunas/os do 1.º ciclo, em várias escolas do Baixo Alentejo.Paralelamente ao cante, Pedro Mestre tem trabalhado na preservação e salvaguarda da viola campaniça, instrumento tradicional do Alentejo. Aprendeu com os mestres tocadores a arte de construir e dedilhar esta peculiar viola de arame e, para além de a ensinar nas escolas, já levou este instrumento aos quatro cantos do mundo“.

O espetáculo tem entrada livre, mediante levantamento de bilhete. Mais informações/reservas: 212 336 630.

As “Janeiras” fecham o programa “Viva o Natal em Palmela”, iniciativa da Câmara Municipal com vários parceiros locais, que tem proporcionado  às famílias diversas atividades para celebração desta quadra, em todas as freguesias do concelho.

Participe, mantenha viva esta tradição!

https://pt-pt.facebook.com/Pedro-Mestre-228883907161419/


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *