AtualidadeNacional

No feriado de 10 de Junho teremos eclipse anular do Sol

- publicidade -

No dia 10 de junho vai ocorrer um eclipse anular do Sol que será visível como eclipse parcial em todo o território português, informa o Observatório Astronómico de Lisboa, onde também poderá observar diagramas com o aspeto de algumas fases do eclipse para algumas cidades portuguesas: Porto, Coimbra, Lisboa e Faro.

Em Portugal o eclipse poderá ser observado a partir das 9h48, passando pelo máximo próximo das 10h32 até ao término perto das 11h21 da manhã, tendo uma duração na ordem dos 90 minutos.

Embora no nosso país apenas uma pequena parte do Sol será oculta pela Lua, é preciso não descurar as medidas de segurança e nunca olhar diretamente para o Sol, deve usar uma proteção adequada para ver o fenómeno.

Durante um eclipse solar, a Lua fica perfeitamente alinhada entre o Sol e a Terra, mas num eclipse anular, o satélite está num ponto distante da órbita terrestre e fica com uma aparência menor, deixando as bordas do astro-rei aparecerem.

Chama-se a isto o ‘anel de fogo’, um dos mais interessantes pontos do eclipse, mas que neste caso será apenas visível no norte do Canadá, Rússia e Gronelândia.


Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo

Permita anúncios

Detetámos que utiliza um bloqueador de anúncios.
Apoie o jornalismo sério e considere desativá-lo para o nosso site.
Saiba como desactivar: carregue aqui