Atualidade

No dia dos Namorados PSP alerta para violência no namoro

A PSP alerta neste Dia de S. Valentim para reforçar o «compromisso de contribuir ativamente para a prevenção da violência (também) no namoro».

A violência nas relações de namoro pode assumir as vertentes física, psicológica/emocional, social, sexual e económica, refere esta força.

Injuriar, ameaçar, ofender, agredir, humilhar, perseguir ou devassar a intimidade são formas dessa violência.

Cerca de 85% dos relatos de violência no namoro apresentados à PSP em 2020 envolvem violência psicológica e a violência física está presente em 70% das denúncias. Aproximadamente 50% destes casos ocorrem no interior das residências, ao passo que 27% ocorrem na via pública.

A grande maioria das vítimas é do sexo feminino, na faixa etária dos 18 aos 24 anos. O suspeito médio, tanto masculino como feminino, encontra-se usualmente na faixa etária entre os 25 e os 34 anos de idade.

Durante o ano letivo de 2019/2020, no âmbito do Programa Escola Segura, que se encontra inserido no policiamento de proximidade da PSP, esta temática continuou muito presente na atividade policial.

Foram realizadas 1.346 ações de sensibilização específicas sobre esta tema, envolvendo 28.573 alunos a nível nacional.

Este trabalho de proatividade junto da comunidade escolar contribuiu para que, anualmente, 40% das denúncias de violência no namoro cheguem à PSP através do Programa Escola Segura.

No ano de 2020 foram registadas 2.006 denúncias, das quais 1.116 foram denúncias de violência no namoro entre ex-namorados e 890 foram denúncias de violência nas relações de namoro ainda em curso, transversais a todas as faixas etárias (dados ainda em consolidação). Assim sendo, constatamos que houve um decréscimo de cerca de 5% das denúncias em comparação com o ano de 2019 (2.100 denúncias).

«Estamos em crer que para este decréscimo contribui também o trabalho de proatividade da PSP, nomeadamente através das ações de sensibilização junto da comunidade escolar.

Apesar de o número de ações ter diminuído no último ano letivo devido ao atual contexto pandémico e consequente confinamento obrigatório, que fez com que as aulas passassem a ser online, a PSP conseguiu passar a mensagem e tornar toda a comunidade escolar mais desperta e atenta para esta problemática.»

A PSP apela também à denúncia da violência, quer seja no namoro ou em qualquer outro contexto, sendo que as vítimas, ou qualquer outra pessoa que tenha conhecimento da situação, devem apresentar queixa nas esquadras ou procurar ajuda junto das Equipas da Escola Segura (contexto escolar) ou das Equipas de Proteção e Apoio à Vítima.

Pode também ser solicitado apoio/sinalizadas situações através de escolasegura@psp.pt ou violenciadomestica@psp.pt.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *