Palmela

«Ninguém pode passar fome no concelho de Palmela»

A reunião camarária de Palmela que decorreu esta sexta-feira, e pode ser seguida por munícipes e jornalistas via o canal de youtube da autarquia, iniciou-se com a apresentação por parte do presidente Álvaro Amaro (CDU) de uma moção pela construção urgente da Unidade de Saúde Familiar na Quinta do Anjo.

A Moção foi aprovada por unanimidade, após o presidente explicar que “da parte da autarquia estamos disponíveis a realizar outro contrato-programa com o Ministério da Saúde e a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), à semelhança do que fizemos com a USF do Pinhal Novo. Achamos que está no momento certo para reiniciar este projecto.”

Foram aprovadas também por unanimidade uma nota de pesar pelo falecimento de Bombeiro de 1.ª Afonso Filipe de Campos Ferreira, dos Bombeiros de Palmela e uma moção do PS de saudação ao Dia Internacional do Bombeiro.

Álvaro Amaro referiu ainda que “finalmente a empreitada de conservação e requalificação do Chafariz D. Maria I foi adjudicada por um valor perto dos 42 mil euros, para pintura e tratamento deste, tratamento da alvenaria, das cantarias e dos tanques e ainda reparações da rede de águas, com um prazo de execução de 70 dias, a iniciar-se assim que as medidas de combate ao covid-19 o permitam”.

Famílias carenciadas aumentaram no concelho

A vereadora Mara Rebelo (PS) levantou o assunto sobre o aumento das necessidades no concelho, solicitando que “agora que estamos num momento de desconfinamento, a Rede Social reúna e discuta o que se está a passar, porque temos cada vez mais pessoas com carências. Temos de fazer um levantamento exaustivo do que se está a passar no nosso concelho.

Onde trabalho, temos tido muitas solicitações e um aumento abrupto de famílias a pedir apoio. Eram entregues cabazes alimentares a 276 beneficiários e agora temos a indicação da Segurança Social para nos prepararmos para ter de aumentar o apoio em 100%, o que significará um apoio a perto de 500 pessoas.”

Mara Rebelo frisou ainda que “a cantina social estava praticamente sem utentes, uma vez que estavam a ser encaminhados para estes cabazes sociais e de um momento para o outro temos novamente as vagas da cantina a serem todas ocupadas.

Terá de ser feito um trabalho articulado com a Segurança Social, e com todas as instituições que estão a dar resposta ao concelho de Palmela, porque com o aumento do número de beneficiários, não vão conseguir dar resposta sozinhas.

Isto vai ser muito complicado e teremos de vir a ter algum apoio da autarquia.”

O vereador Adilo Costa (CDU) referiu que “sabemos disso, porque nunca foi necessário ter uma empresa a garantir essas refeições que eram fornecidas pelas IPSS, uma vez que os utentes se contavam pelos dedos, de um momento para o outro os casos multiplicaram-se sobretudo no final do estado de emergência. Neste momento a empresa de fornecimento alimentar às escolas, que tinha empregadas em layoff, voltou a chamá-las e está a prestar esse serviço.

Também as Juntas fizeram um trabalho de levantamento das necessidades das pessoas, porque as IPSS estão a ter muitas dificuldades de dar resposta, por falta de capacidade financeira.

O vereador garantiu que “a Câmara Municipal tem um plano de apoio às IPSS suplementar para apoiarem essas famílias.

Todos nós estamos a ser testados neste momento, das juntas às IPSS e à SNS, e temos de ir descobrindo também onde é necessário intervir com maior urgência e de que forma.

Até agora ninguém ficou para trás, e a Segurança Social também vai ajudando, embora a nosso ver tenha chegado tarde, mas veio integrar esta rede alargada de apoio.”

Da parte do presidente da autarquia ficou a garantia de que “ninguém pode passar fome no concelho de Palmela. Sou contra a caridadezinha mas não contra a solidariedade e congratulamo-nos com as iniciativas como as Caixas Solidárias e o Grupo de Amigos da Quinta do Anjo, que trocaram os seus convívios para ajudar a comunidade com refeições quentes às quintas e com apoio de bens essenciais.

Caberá à UE e ao Estado assegurar os apoios, mas a Câmara Municipal tem de apoiar também e por isso ainda a semana passada fomos buscar paletes para entregar a uma freguesia e ao seu centro social.”

O edil deixou ainda um apelo para que “as famílias ou pessoas que estejam a viver com dificuldades, podem e devem contactar as autarquias porque só assim poderão ser ajudadas embora muitas não o façam por vergonha”.

Na reunião foram ainda aprovados o Regulamento de Concessão de Benefícios aos Bombeiros Voluntários do Concelho de Palmela e apoios à Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos da Freguesia de Pinhal Novo; ao CATICA – Centro Comunitário de Coina (excepcionalmente pelo apoio dado a 14 idosos na zona limítrofe do concelho de Palmela com o Barreiro, em contexto de pandemia); à Casa do Povo de Palmela – Centro Social em Lagameças.

Foram ainda aprovados apoios à Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Pinhal Novo e ao Núcleo de Pinhal Novo da Liga dos Combatentes, no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *