Mundo

NATO prevê “dura derrota estratégica” da Rússia, mas que guerra pode durar anos

Declarações de João Gomes Cravinho, ministro português dos Negócios Estrangeiros.

João Gomes Cravinho, ministro português dos Negócios Estrangeiros, falou à comunicação social após reunião ministerial da NATO.

Apontou que “a Rússia está a caminho de uma dura derrota estratégica” e acredita que as eventuais adesões da Suécia e da Finlândia à Aliança Atlântica trazem uma “boa base para otimismo”, escreve a RTP.

O ministro relembrou a importância de estabelecer um diálogo com a Rússia, que “é uma permanência da vida”. No entanto, frisou que, independentemente dos diálogos, não será permitido “qualquer ganho de causa, qualquer tipo de expansão territorial, qualquer tipo de vantagem conquistada pela força. Quanto a isso há uma determinação absoluta por parte de todos os países da NATO”.

Acrescentou que, face às diferenças de estruturas militares entre a Rússia e a Ucrânia, é possível que a guerra se prolongue durante anos.

Sobre as dúvidas levantas pela Turquia no que diz respeito às potenciais adesões da Suécia e da Finlândia, João Gomes Cravinho disse que está a decorrer “um processo de diálogo para resolver as divergências”.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *