Opinião

Não têm pão???? Comam brioches!!!

Caríssimos(as) leitores(as) esta semana fui ao baú da história para desenterrar a celebre frase atribuída a Maria Antonieta, a rainha da França guilhotinada na revolução francesa.

Isto porque a situação actual tem bastantes paralelos com a situação da França no período anterior à revolução.

O momento político e social é por demais sério. E é para ser levado mesmo a sério.

Temos a questão do COVID 19, que deixou as pessoas assustadas e com medo do contágio e o SNS a viver da caridade dos mecenas e da sociedade civil, que vão oferecendo luvas e máscaras e os ventiladores.

Há médicos, enfermeiros e pessoal auxiliar infectado e portanto incapacitado de poder prestar o socorro.

As corporações de bombeiros não têm EPI (Equipamento de Protecção Individual); as forças de segurança e as associações que prestam ajuda às populações carenciadas andam a queixar-se de que já não têm meios para socorrer os mais carenciados.

Há voluntários de associações a comprar latas de salsichas do próprio bolso para poderem encher os sacos de quem precisa de alimentos.

Há lares que estão a ter focos de infecção de COVID 19.

Mas o pior ainda está para vir: o desemprego vai disparar até 16% isto numa perspectiva muito optimista. E a ressecção vai parar bem perto dos 8% segundo o FMI. E a divida nacional poderá atingir os 130% do PIB.

Isto poderia ser um mero apanhado de macroeconomia e estatística e com um mero cálculo de probabilidades.

Mas não é!!! Há pessoas apanhadas no meio disto tudo. Gente que amanhã, dia 26 de Abril, não saberá se vai ter trabalho. Eles são os cabeleireiros; barbeiros; empregados de hotel; cozinheiros; agentes de viagens; dentistas; logistas e ETC…

Vai haver RECESSÃO!!!!

Sim leram bem. VAI HAVER RECESSÃO!!!

Mas isto não significa nada para a nossa classe política que vive num mundo parecido com a corte de LUÍS XVI por alturas da revolução francesa.

Decidiram manter a sessão solene do 25 de Abril na Assembleia da República. Pessoalmente não tenho nada contra que num ano normal o palácio de São Bento recebesse a cerimónia. Mas em plena pandemia? E o povo sem sequer poder entrar?

Porque será o povo que vai pagar isto tudo, mas isso fica para depois.

Muita gente ficou chocada que eu achasse que a festança era perfeitamente dispensável, quiçá até criminosa e perdulária, numa altura como a que vivemos.

Mas claro que os senhores políticos podem ser perdulários afinal são os contribuintes que pagam tudo, inclusive vão pagar a avença de 100.000 euros que a florista vai auferir em cravos.

SIM CAROS(AS) CONTRIBUINTES VOCÊS VÃO PAGAR 100.000 EUROS

Vão pagar 100 000 euros em cravos. Sabem quantas máscaras dava para comprar?

Quantos fatos de proteção e viseiras?? Pois . . .

Mas esses agora até vão sendo confecionados e doados por particulares, por isso menos peso para o Estado.

O governo nem sequer um subsídio de risco quer dar para aqueles que arriscam a saúde e vida por vocês. Mas isso não conta para nada. Eles não precisam de palmas. Precisam isso sim de material; respeito e condições mínimas para poderem fazer o trabalho que fazem.

E isto enquanto a maioria bate palmas ao Ferro Rodrigues. E escrevem nas redes sociais VIVA O 25 DE ABRIL!!!

Falam da defesa do SNS mas esquecem que foram as cativações do Mário Centeno que não permitiram a compra atempada dos EPI’s.

Sim queridos(as) FOFINHOS(AS) são vocês que assobiam para o lado enquanto isto acontece.

Sabem que mais, vamos ter a festa de uns VIP, com os motoristas e pessoal de segurança e cravos. Que nos vai custar do orçamento cerca de meio milhão de euros para cobrir todas as despesas. Viaturas; combustível; corpo de segurança pessoal; segurança policial no perímetro; pessoal de catering; pessoal de limpeza; pessoal da desinfecção. E se calhar devo estar a esquecer-me de alguém.

Enquanto o povo por motivos de contenção de saúde pública vai no máximo cantar à janela.

Honra seja feita ao PCP e em particular a Jerónimo de Sousa que apresentou esta ideia.

Pois eu vou aproveitar a ideia e vou cantar à janela o GRÂNDOLA VILA MORENA

E vou porque é algo espontâneo e verdadeiro. Porque é a voz do povo!!! E porque o 25 de Abril é dos portugueses não é dos deputados. Não é da classe política. É do povo e o povo é quem mais ordena.

Para os festivaleiros do 25 de Abril que não dispensam a pompa e a circunstância, vou lembrar mais uma vez: o povo passa fome! Não pode despedir-se dos mortos! Mas vocês vão ter a vossa festa. Como se fossem os donos de Abril.

E os que vos apoiam também se vão poder lembrar das minhas palavras quando o desemprego vos bater à porta; a fome invadir a vossa mesa; os juros das vossas dividas subirem.

Lembrem-se também das palavras de Ferro Rodrigues ‘Que se está a C#&%$ para o povo’. Ele não quer saber da voz do povo e como ele afirma “da democracia à lá Internet”.

Vale o que vale mas à data de hoje a petição de cancelamento desta cerimónia alcançou 108.709 assinaturas e a do Manuel Alegre apenas conta com 25.103 assinaturas. Das duas uma: ou todos os que assinaram a primeira são fascistas saudosistas, ou então estão fartos desta palhaçada toda imposta pelos senhores que se assenhoraram do legado de Abril.

E caríssimos(as) leitores(as) na altura em que a triste realidade vos atingir como resposta ireis ter da parte daqueles a quem hoje vocês batem palmas, a frase da rainha Maria Antonieta, esposa de Luís XVI:

“NÃO TÊM PÃO??? COMAM BRIOCHE!!!

Vocês vão pagar a conta. Vocês vão suportar os danos. Vocês vão pagar mais impostos. Vocês vão sentir o desemprego. Os maus serviços públicos. Um SNS de rastos.

Mas a classe política vai ter o seu 25 de Abril Fest. Parabéns aos que não conseguem distinguir uma coisa da outra. Não sou contra o 25 de Abril, sou contra a pompa e o esbanjamento do pouco dinheiro que temos. Mas claro que há quem não consiga ver para lá das cores do seu partido.

Mas o importante é todos nós O POVO celebrarmos Abril e a liberdade.

Não com pompa dos políticos, mas com a verdade do povo!!!

O 25 de Abril é do povo português e não do Ferro Rodrigues e de outros DDT’s.

VIVA O 25 DE ABRIL!!! VIVA A LIBERDADE!!!

VIVA A LIBERDADE DE PENSAMENTO E ESCRITA!!!

Em anexo ficam as petições: Cancelamento das Comemorações do 25 de Abril na Assembleia da República e Homenagem ao 25 de Abril

Artigo escrito segundo a antiga grafia.

 


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *