Opinião

Não cuspam para o ar

Olá caríssimos(as) leitores(as) cá estou eu de volta. Desta vez escrevo-vos de um navio hotel que está atracado no Douro mais propriamente no lugar de Escamarão no concelho de Cinfães do Douro.

Infelizmente vivemos tempos complicados por uma doença que apareceu na China e chegou até nós. E tudo o que podemos fazer é ficar em casa para não sermos mais um número da já triste estatística.

Mas a vida não pára. Nem mesmo com o COVID 19

Nem a vida política local, nacional e internacional.

Hoje o título é NÃO CUSPAM PARA O AR. Que para além de feio agora é perigoso devido à doença. Mas mesmo assim há quem não entenda isso. E em política é o pão nosso de cada dia. Sendo muito comum nos adeptos da política e naqueles que se dispõem a ser peões de brega no jogo político. Não falta quem se preste a isso para ver mudanças políticas. Para mais tarde acabar descartado no balde dos esquecidos. Hoje divido o texto em 3 notas para facilitar a leitura.

NOTA NEGATIVA:

E hoje na política local. Colocamos em paralelo dois presidentes de junta de freguesia no contexto da doença COVID 19. É que ambos foram objecto de notícia nos jornais. Um no Correio Da Manhã e aqui no Diário do Distrito. E o outro no Jornal de Notícias. A diferença é que o CM não ouviu o visado na peça jornalística. Talvez por pressa de ser o primeiro a dar a notícia não contactou a junta de freguesia. Tendo erradamente ligado cerca das 14:30 para a Câmara Municipal do Seixal em vez de ligar para a Junta de Freguesia de Corroios.

Ora qualquer cidadão medianamente inteligente saberia que a junta de freguesia tem telefone próprio. Acontece que o presidente da JF de Corroios, Eduardo Rosa, só recebeu um e-mail às 19:30 para dar a sua versão dos factos, de que afinal não estava numa “almoçarada com amigos”, mas isto quando a CM TV já tinha o alinhamento feito e a notícia lançada. E segundo soube, nem sequer a defesa posterior lhe foi permitida.

Já no outro caso este passado na câmara municipal de Nelas, que chegou ao meu conhecimento através da concelhia do PSD de Mértola, que me fez chegar toda a informação.

Neste caso,  o JN deu ao visado o direito se defender. Aqui trata-se do presidente da JF de Canas de Senhorim (concelho de Nelas) e chefe de gabinete do presidente da CM de Nelas (autarquia PS). Que tendo estado em Espanha contraiu COVID 19 mas não fez quarentena voluntária por não ter tido sintomas, acabando por colocar 22 pessoas da CM de Nelas em quarentena. O Luís Pinheiro defende-se que é vítima de aproveitamento político. E se calhar com toda a razão.

Mas se quisermos condenar este senhor então que seja com base na violação das leis que impedem a acumulação de cargos nas autarquias. Se não vejamos: Luís Pinheiro é chefe de gabinete do presidente da CM de Nelas ao mesmo tempo que é presidente da JF de Canas de Senhorim. Tendo sido eleito como cabeça de lista de um movimento de cidadãos e é também militante base do PSD, e tendo ainda um lugar por inerência na assembleia municipal (órgão fiscalizador do executivo camarário). Ou seja: Este senhor é o fiscalizador e o fiscalizado ao mesmo tempo.

Isto viola claramente do disposto na Lei 75/2013 Artigo  18 alínea C; artigo 25 e artigo 42 e na Lei 11/2012, na qual se deve tomar especial atenção à norma revogatória (artigo 22; ponto 1 alínea 5 ) que remete os casos do poder local para a Lei 196/93. Mas este não é caso único!!!

Só no Baixo Alentejo em câmaras municipais geridas pelo PS há pelo menos mais 6 casos em iguais circunstâncias.

Ora quem quer andar à pedrada não pode ter telhados de vidro. Se o PCP tal como outros partidos políticos têm, ao PS não lhe faltam motivos para arrumar a casa.

Relativamente ainda a este assunto vale a pena dizer que me custou a perda de consideração por algumas pessoas.

Mas meus amigos, em política não vale tudo!!! E nem os fins não justificam os meios. Se objectivo é criar uma alternativa política no concelho do Seixal que seja de forma limpa e clara. Motivos se calhar não faltam. Mas para “caneladas debaixo da mesa” não contem comigo. Prefiro perder amizades a ter que trair a minha consciência. Não tenho cartão partidário. O meu partido é Portugal. E como tal sigo apenas a minha consciência. Quem não gostar disso que mude de passeio quando me vir na rua.

Mas se eu estiver errado sobre o caso de Corroios, já o disse a algumas pessoas, farei um artigo de opinião a retratar-me publicamente. Espero que no caso de eu ter razão as mesmas o façam também. Pode ser mesmo no Facebook que eu até me dou por satisfeito.

 NOTA INTERMÉDIA:

Nisto tudo e com algum desnorte do Governo, pois medidas concretas ainda não há nada, as pessoas começam a desconfiar dos números apresentados pela Direcção Geral de Saúde e pela ministra Marta (quase) Temido.

Muito porque primeiro diziam que isto não chegaria cá e depois pela falta já crónica de meios humanos e materiais para enfrentar esta situação, e até pela falta de qualquer controlo sanitário nas fronteiras e aeroportos.

Atenção que tivemos 2 meses de pré-aviso.

Felizmente que as autarquias têm feito o esforço de estar na linha da frente no apoio à populações e ao pequeno comércio local. Vários exemplos positivos têm-me chegado de vários concelhos no nosso distrito: Palmela; Almada; Montijo; Moita e até o Seixal. Mas aqui numa escala muito mais pequena com acções mais pontuais e que passam por fornecer as refeições aos bombeiros e operacionais que estão de piquete neste estado de emergência e coordenando abrigos para recolher pessoas caso venha a ser necessário, mas ainda sem medidas concretas de ajuda aos pequenos e micro empresários, como se tem verificado noutras autarquias.

De notar que no Seixal têm sido as juntas de freguesia de Amora e Corroios as mais activas no apoio às populações, com linhas de apoio e entrega de cestos básicos a famílias e pessoas carenciadas.

Do concelho de Almada vem também uma boa noticia. A JF da Costa da Caparia isentou os comerciantes do mercado (praça à boa maneira caparicana) das taxas de aluguer. E colocou a página oficial ao serviço dos comerciantes que queiram fazer entregas na casa de pessoas, assumindo desde logo que vai absorver os custos e a perda de receitas de tesouraria.

Em oposição a isto, a JF de Fernão Ferro aqui no concelho do Seixal é a mesma lástima de sempre. Não só não isenta ou reduz aos comerciantes as referidas taxas de aluguer no mercado, como ainda por cima tem o desplante na pessoa do presidente da JF (o cidadão Carlos Reis) de escrever textos no Facebook classificando estes pequenos empresários de egoístas que só vêm o próprio umbigo, demonstrando uma vez mais a sua total falta de sensibilidade e respeito pelos comerciantes e eleitores neste momento. Isto depois de recusar reunir presencialmente com eles ou de dar uma alternativa para o debate via skype por exemplo ou até com alguém por eles mandatado.  Isto dá que pensar não dá???

Os cidadãos e comerciantes de Fernão Ferro começam a descobrir amargamente a verdade. Estão perante um bluff da política local e uma desilusão para muitos. Não é preciso sequer o trabalho de enxovalhar alguém que faz tão bem esse trabalho por si mesmo. No fundo este senhor é apenas e só. E talvez quando muito uma nota de rodapé na história de Fernão Ferro.

NOTA POSITIVA:

Estão de parabéns as grandes superfícies que decidiram premiar o esforço dos seus funcionários nesta altura com prémios monetários.

Um grande aplauso para todos os que trabalham nesses supermercados, mas também ao pessoal de recolha de RSU’s (resíduos sólidos urbanos) vulgo lixo.

Um abraço enorme a todo o pessoal do SNS (serviço nacional de saúde).

Um cumprimento a toda a família militar pela mobilização de meios pessoal e de voluntários apostos para entrarem em acção caso seja necessário.

Um agradecimento à HOVIONE empresa farmacêutica que está implantada em Portugal e que nos leva a ter esperança numa cura graças aos testes feitos por cientistas australianos.

Despeço-me com um pedido.

#FIQUEM EM CASA#

NOTA FINAL: Artigo escrito de acordo com a antiga grafia.

Fontes:

https://estacaodiariajornal.com/luis-pinheiro-novo-chefe-gabinete-da-presidencia-na-camara-nelas/?fbclid=IwAR2NkbfAd5LdOFW02ZCsO-fw3XxDQ9YY6ehxCCdTDr8GKnIKlssZCd5rPJ4 https://www.jn.pt/local/noticias/viseu/nelas/estar-positivo-nao-faz-de-mim-um-assassino-diz-chefe-de-gabinete-da-camara-de-nelas-11990387.html?fbclid=IwAR2fW6PJaR74hZxxvygboEFwYMagu3V6i9dET9pcqDXlYeJdytjoEnZzZnQ


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

2 Comentários

  1. Quanto ao Sr.Presidente da Junta de Freguesia de Fernão Ferro…está tudo dito. Desde há muito que este Sr.Presidente pensa no seu futuro político e esquece os problemas de quem o elegeu. Uma tristeza!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *