Parceiros
País

NACIONAL – Fim das penhoras de casas é proposta do PS

O Partido Socialista (PS) vai apresentar uma proposta para impedir que as casas de primeira habitação sejam penhoradas como forma de pagamento de dívidas ao Fisco e à Segurança Social, e deve contar com o apoio dos PCP e do BE, segunda avança hoje o Correio da Manhã.
A medida consta da proposta para a criação de uma lei de bases da habitação, apresentada em Abril este ano pela deputada Helena Roseta, e em cujo esboço o artigo referente à «proteção e acompanhamento no despejo» define que «os cidadãos gozam de proteção contra o despejo quando esteja em causa a sua primeira habitação», garantindo «a impenhorabilidade da casa de família para satisfação de créditos fiscais ou contributivos, nos termos da lei».
Tanto o Bloco de Esquerda como o PCP já apresentaram, nesta legislatura, projetos de lei para assegurar que as casas de primeira habitação não poderiam ser penhoradas como forma de pagamento de dívidas fiscais, que acabaram por baixar à especialidade para serem novamente apreciados.
Ao mesmo tempo, desde 2016 que está em vigor uma lei que impede que o Fisco possa vender casas de habitação própria e permanente para recuperar dívidas. Na prática, a Autoridade Tributária pode penhorar as casas, mas a venda das mesmas fica suspensa, para que o devedor possa pagar a sua dívida.



Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito
Siga-nos no Feedly, carregue em seguir (follow)


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.