País

NACIONAL – Enfermeiros em greve a partir de hoje

A greve nacional vai estender-se por cinco dias. Os enfermeiros associados da Federação Nacional dos Sindicatos de Enfermeiros (FENSE) iniciaram há 13 minutos atrás uma greve nacional de cinco dias, em causa está o impasse nas negociações do acordo coletivo de trabalho, que começou há um ano.

Está para já garantido pelos sindicatos os serviços mínimos que são respeitados por todos os profissionais de enfermagem a nível nacional. O dirigente da FENSE, José Correia Azevedo disse à Lusa que as razões do protesto se prendem com “o impasse na negociação” da proposta do acordo coletivo de trabalho apresentado pelos enfermeiros faz agora um ano.

Para o dirigente existe uma falta de vontade do Governo em negociar com os enfermeiros, adiantando “se o Governo quisesse negociar, já o teria feito e tinha respeitado o compromisso que assumiu” de que o acordo estaria terminado no fim de setembro de 2017.



José Correia Azevedo salienta de que passados um ano o assunto “está na ‘mesma como a lesma’, não saímos ainda do mesmo sítio”, assim sendo a greve nacional será a forma de protesto para que todos os enfermeiros possam chamar a atenção de todos para o problema que estão a viver.

Os enfermeiros pretendem com a greve que seja criada uma carreira especial de enfermagem, que integre a categoria de enfermeiro especialista, e exigem o descongelamento da carreira.

O Estado atualmente deve aos enfermeiros 13 anos, 7 meses e 25 dias de progressões, exigem ainda a revisão das tabelas remuneratórias.

Lusa/Fim




ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *