Atualidade

Na direção certa: 5 dicas essenciais para uma condução mais segura

Aprenda com estas 5 dicas importantes.

Gerado por IA

A prática da condução tanto pode ser efetuada na qualidade de uma viagem de lazer ao fim de semana, como na de um movimento pendular de cariz rotineiro; independentemente do seu propósito, o que é facto é que deve ter um comportamento responsável e vigilante sempre que estiver ao volante.

As estradas estão cada vez mais repletas de veículos motorizados, o que se traduz num maior número de condutores e, por conseguinte, distrações, pelo que manter uma condução defensiva é, sem dúvida alguma, fundamental.

Quer seja proprietário de um modelo novinho em folha ou de um de múltiplos carros usados de confiança disponíveis no mercado automóvel, apresentamos-lhe abaixo cinco dicas essenciais para o ajudar a certificar-se de que a sua viagem é a mais segura possível.

1.    Proceda a uma manutenção regular

O primeiro passo para uma condução mais segura começa antes sequer de se fazer à estrada: ao efetuar uma manutenção regular ao seu veículo, estará a prevenir toda uma miríade de potenciais problemas.

●      Verifique o sistema de travagem

Assegure-se de que os travões atuam eficazmente e que os mesmos não se encontram desgastados.

●      Mantenha os fluidos ao nível recomendado

Confira regularmente os níveis do óleo do motor, dos travões e do líquido do radiador.

●      Inspecione o estado dos pneus

Verifique a pressão dos pneus semanalmente e avalie o respetivo piso (a profundidade mínima legalmente aceite é de 1,6 mm), uma vez que são precisamente os pneus que estabelecem o contacto primário entre a viatura e a via, contribuindo, assim, para evitar a sinistralidade rodoviária.

Lembre-se de que um veículo devidamente estimado e cuidado regista uma menor probabilidade de falhar, particularmente em situações de grave perigo.

2.    Mantenha-se alerta e focado

A distração é uma das principais causas de acidentes rodoviários, pelo que manter-se concentrado é fulcral:

●      Evite a utilização do telemóvel

Olhar para o seu telefone, nem que seja de relance, poderá resultar numa tragédia; se precisa mesmo de efetuar ou receber uma chamada, por exemplo, interrompa a marcha e encoste num local adequado ou recorra a um sistema de mãos-livres.

●      Concentre-se na via

Tenha plena noção do meio envolvente e consulte os espelhos retrovisores regularmente.

●      Não conduza cansado

Conduzir com fadiga pode ser tão perigoso quanto circular sob o efeito do álcool ou de estupefacientes; se se sentir desgastado, interrompa a viagem – é preferível chegar mais tarde do que não chegar de todo.

3.    Compreenda o conceito de condução defensiva

A prática de uma condução defensiva consiste em antecipar potenciais problemas e, consecutivamente, reagir com a devida calma.

●      Mantenha a distância de segurança

Circular demasiado próximo do veículo que nos antecede aumenta o risco de colisão; como tal, incremente a distância de segurança, especialmente se se encontrar numa situação de condução em alta velocidade, de visibilidade reduzida ou de condições atmosféricas adversas.

●      Seja especialmente cauteloso nos cruzamentos

Ainda que tenha prioridade sobre os restantes veículos, há situações em que os outros utentes da via pública poderão, a título de exemplo, passar um sinal vermelho ou efetuar a travessia da via fora das zonas designadas para o efeito.

●      Adapte o seu comportamento às condições atmosféricas

Adversidades como chuva, neve ou luz solar em excesso poderão impactar a sua condução; assim sendo, ajuste a velocidade e o seu estilo de condução adequadamente.

4.    Ambiente-se ao seu veículo

Por vezes, torna-se necessário conduzir um veículo a que não está habituado, como uma viatura de substituição, por exemplo; antes de iniciar a marcha, convém que se familiarize com os seus principais componentes.

●      Aprenda a operar os mecanismos do veículo

Procure saber como funcionam os mecanismos do automóvel, com destaque para a iluminação, os limpa-para-brisas e as luzes de perigo.

●      Coloque-se numa posição confortável

Ajuste o banco do condutor e os espelhos retrovisores para garantir conforto e visibilidade máximos.

Se está neste momento a procurar por carros usados, tome o seu tempo para conhecer melhor as funcionalidades características do modelo da sua preferência antes de finalizar a compra e de se fazer à estrada no mesmo.

5.    Respeite os princípios e as regras gerais de trânsito

As regras de trânsito e os limites de velocidade existem por uma razão.

●      Respeite os limites de velocidade

Estes limites baseiam-se nas condições da via e no fluxo de trânsito expectável para a mesma; a prática de uma velocidade moderada ajuda a reduzir o risco de acidente.

●      Demonstre sempre as suas intenções

Utilize as luzes indicadoras de mudança de direção (os piscas) para informar os demais condutores daquilo que pretende fazer.

●      Respeite a presença dos peões na via pública

Ceda sempre a passagem aos peões nas passadeiras.

6.  Em conclusão

Uma condução segura é resultado da combinação de fatores como atenção, antecipação e respeito por todos os outros utentes da via pública.

Ao estimar o seu veículo, manter-se focado, compreender as várias técnicas para a prática de uma condução defensiva, conhecer o seu veículo e aderir ao disposto no Código da Estrada, poderá reduzir significativamente o risco de se ver envolvido num sinistro.

A afirmação supra faz sentido independentemente de estar a conduzir um modelo recente ou um de vários carros usados de qualidade que pode encontrar no mercado através de plataformas digitais de classificados automóveis.

Lembre-se de que a segurança na estrada não tem apenas que ver com a chegada ao seu destino, mas também com certificar-se de que os demais também chegam às respetivas metas.

Conduza em segurança, mantenha-se alerta e desfrute da viagem.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *