Distrito de Viseu

Museu Salazar vai mesmo avançar

Apesar da polémica, o Museu Salazar vai mesmo avançar em Santa Comba Dão, distrito de Viseu, de onde era natural o ditador. As portas estarão abertas a partir do final de Maio, segundo o jornal Expresso.

Anunciado pela Câmara de Santa Comba Dão em 2018, a obra recebeu um ano depois um voto de condenação na Assembleia da República – uma iniciativa do PCP que reuniu os votos a favor do PS, BE, PCP e PEV e as abstenções do PSD e CDS.

O ministério da Cultura agora liderado por Pedro Adão e Silva distancia-se do projecto e relatou ao jornal Expresso que “não tem conhecimento nem acompanha o projecto promovido pela autarquia”.

Mesmo antes de ser ministro, Adão e Silva já tinha manifestado objecção à construção do museu ao juntar-se a uma petição contra o projecto que reuniu mais de 18 mil assinaturas.

Já o autarca de Santa Comba Dão Leonel Gouveia deixou claro que não procura “santificar a figura de Salazar”, mas sim “repor os acontecimentos dos factos” durante o período de ditadura, para que os “jovens percebam as virtudes da democracia e impeçam situações semelhantes no futuro”, disse àquele semanário.

O Centro Interpretativo e Museu do Estado Novo vai assim nascer num edifício de 1942 que mantém até hoje intacta a arquitectura original daquilo que foi a educação no período em que António de Oliveira Salazar governou Portugal.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *