PaísSesimbraTurismo

Museu do Mar participa em encontro conferência internacional

O sesimbrense Museu do Mar faz parte dos núcleos museológicos que estão a participar num encontro que está a decorrer em Praga, na República Checa. Até ao dia 28 de agosto vão participar na 36.ª Conferência do Conselho Internacional de Museus (ICOM) seis mil participantes de todos os continentes. Este encontro, que acontece a cada três anos, é o maior do mundo e pretende valorizar e inovar os espaços museológicos.

O Museu do Mar, que está localizado na Fortaleza de Santiago (uma peça a parte dentro deste museu), tem um grande património. Especialmente ligado ao mar e a atividade piscatória pela qual a vila é conhecida. O mar é parte integrante da história de Sesimbra e da sua comunidade. Muitos dos objetos expostos foram cedidos por pescadores ou as suas famílias. Foram os locais que ajudaram a fazer as maquetas e a planear o roteiro desta exposição.

Este museu abriu em 2016 e conta uma história que remonta há cinco mil anos. É possível ver o cepo de uma âncora do período romano e um conjunto de anzóis de 200 a.c. Dentro da exposição (que tem uma vertente tecnológica) também é possível ver espaços temáticos. Dois deles estão dedicados ao Parque Marinho e a importância que o rei D. Carlos tem para a vila. O trabalho que tem sido feito no Museu do Mar tem sido reconhecido tanto em Portugal como fora do país. Esteve nomeado para Museu Europeu do Ano, em 2020, e ganhou três distinções nos prémios da Associação Portuguesa de Museologia 2022.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *