AlmadaCultura

Museu de Almada-Covas de Pão reabre este domingo

O Museu de Almada – Covas de Pão, localizado no centro histórico de Almada, na Rua Henriques Nogueira, vai reabrir este domingo, depois de estar encerrado desde 2020.

Com um novo espaço expositivo, a abertura tem lugar às 16h30, após a requalificação do edifício e com uma nova exposição «Casas, covas e ruas: as raízes medievais de Almada», com visitas de terça a sábado, 10h00-13h00| 14h00-18h00.

Mais interativo, o novo espaço dá a conhecer a história da vila de Almada, o modo como se desenvolveu e o quotidiano das comunidades que a habitaram ao longo dos séculos.

O conjunto de peças apresentadas é proveniente de toda a área do núcleo histórico e revela os resultados das escavações realizadas desde 2015.

A exposição está dividida em três núcleos: «Entre o Al-Andalus e o Reino Cristão», «A Vila em Expansão» e «A Vila Consolidada», cada um acompanhando as várias fases de evolução da vila entre os séculos XII e XVIII.

O ponto identitário de todo o espaço expositivo é o conjunto de silos, ‘covas de pão’, na sua nomenclatura medieval cristã, entendendo-se por “pão” cereais como o trigo.

Herança da ocupação mais antiga de Almada, estas «covas de pão» existiam por toda a vila medieval garantindo a subsistência da população, tendo sido transformadas em lixeiras após o seu abandono, o que permitiu a recuperação de um importante conjunto de artefactos durante as escavações arqueológicas.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *