Montijo

Mural presta homenagem ao Maestro Jorge Peixinho no Montijo

No Dia Mundial da Música, 1 de outubro, o município do Montijo prestou homenagem ao Maestro Jorge Peixinho, com a inauguração de um mural de arte urbana da autoria do street artist João Samina. O mural está localizado na Av. Maestro Jorge Peixinho.

Um momento simbólico, de evocação “de um dos maiores compositores do século XX, expoente máximo da cultura montijense. Erguer um mural com o seu nome, na avenida também com o seu nome, é transportar para o espaço público a obra, o espírito e a genialidade de Jorge Peixinho”, afirmou o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta.

O autarca agradeceu o contributo e parceria de João Samina, o artista escolhido para retratar a figura do Maestro Jorge Peixinho,acrescentando, ainda, que Jorge Peixinho foi “um homem de liberdade, uma referência no país, um lutador pela cultura e democratização da cultura em Portugal”.

João Samina referiu a importância de “nos dias de hoje, valorizar o património, a cultura e a identidade de cada local. Esta iniciativa da câmara é um gesto que deve ser valorizado. Fica um bocadinho de mim no Montijo com esta homenagem a Jorge Peixinho. Estes murais são os novos monumentos do século XXI, que não só embelezam as cidades como tornam o espaço público mais próximo das pessoas”.

Ao mural de Jorge Peixinho juntou-se a atuação do Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, coletivo fundado em 1970 por Jorge Peixinho, que interpretou Welkom e Sine Nomine, duas obras do maestro montijense.

Jorge Peixinho nasceu no Montijo em 1940, tendo vindo a falecer 30 de junho de 1995 e foi um dos mais importantes compositores portugueses do século XX, tendo tido um papel fundamental na atualização do panorama musical nacional entre 1961 e meados da década de 80 do século passado. Ao longo da sua carreira recebeu inúmeros prémios de composição, tendo igualmente sido galardoado com a Medalha de Ouro da Cidade do Montijo.

O street artist, João Samina nasceu em 1989, em Setúbal. Desde cedo teve contacto com o mundo das artes, principalmente com o desenho e com a pintura. Aos 14 anos, iniciou o seu caminho no mundo da Street Art quando começou a desenhar e colar stickers. Estudou arquitetura e essa formação passou a fazer parte integrante das suas obras, que também evoluíram da street art para outras “telas”.

Fonte: CM do Montijo


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *