DestaquePaís
Em Destaque

Municípios podem aumentar a Taxa de Gestão de Resíduos já no próximo mês

O tema foi discutido na reunião da Câmara Municipal de Alcochete pelo vereador Jorge Giro (CDU) que pediu mais esclarecimentos ao executivo sobre o possível aumento da TGR.

Jorge Giro, vereador da CDU na Câmara Municipal de Alcochete chamou à colação o tema que está a preocupar a maioria dos autarcas dos 308 concelhos do país, depois de aprovada uma moção sobre a taxa de gestão de resíduos na anterior reunião, o autarca da oposição quis saber em que ponto está a subida da taxa naquele município.

A Taxa de Gestão de Resíduos atualmente é paga a 12 euros por tonelada, a partir de janeiro a taxa poderá subir para 22 euros, o que está a preocupar a maioria dos autarcas das 308 câmaras existentes, e Alcochete não deixa de também estar atenta a toda a situação desse aumento.

Pedro Lavrado, vereador do pelouro, esclareceu que o assunto está a ser acompanhado pelo município de Alcochete e que foram realizadas reuniões com a Área Metropolitana de Lisboa e os ministros do Ambiente e da Energetica, mas que em nada surtiram efeitos, o que a autarquia sabe é que não irá proceder ao aumento da tabela, ficando-se pelos 12 euros.

O vereador do PS adiantou ainda que “como a taxa é reduzida em Portugal os países da Europa recorrem muitas das vezes a enviar os seus lixos para cá, pois as taxas na EU são de 40 euros”, para o autarca este aumento deve-se a um travão para que os estados da Europa possam não enviar tantos resíduos para os aterros nacionais.

Para o vereador da CDU, Jorge Giro, a questão dos resíduos do estrangeiro serem enviados para Portugal é uma falácia, pois passa a ideia de que Portugal será o caixote do lixo da Europa, para o autarca o Governo deveria de fazer uma portaria a proibir a deposição de lixos de fora e não aumentar a Taxa de Gestão de Resíduos.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *