O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis premiou setenta municípios por serem amigos das famílias.

Em nota enviada à comunicação social, o Observatório referiu que «2018 foi o ano com maior número de participantes no seu inquérito anual, com 130 municípios, e que 70 deles foram distinguidos com a ‘bandeira verde’ por práticas efetivas de apoio às famílias.

No distrito de Setúbal foram distinguidos os concelhos de Palmela e do Montijo, este último com a ‘Bandeira com Palma 2018’, por ter recebido o prémio por três ou mais anos consecutivos.

Os distritos com maior número de autarquias distinguidas foram os de Lisboa (11), Coimbra (nove), Santarém (sete) e Aveiro (sete).

O inquérito do Observatório avalia iniciativas dos municípios em 12 áreas: o apoio prestado à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e tempo livre e participação social.

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis foi criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas e tem como principais objetivos acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar.

A cerimónia de entrega das bandeiras aos municípios premiados terá lugar no dia 21 de novembro, em Coimbra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here