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Municípios de Almada e Seixal no top 10 das reclamações no ‘Portal da Queixa’

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O Portal da Queixa realizou um estudo para apurar que Câmaras Municipais tiveram mais reclamações durante o último mandato (2017 – 2021) e que motivos levaram a essas reclamações no Portal.

A análise incidiu nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto e no top 10 estão os municípios de Lisboa (1543 queixas), Porto (414 queixas), Sintra (386 queixas), Oeiras (348 queixas), Vila Nova de Gaia (272 queixas), Loures (260 queixas), Seixal (250 queixas), Cascais (213 queixas), Almada (199 queixas) e Matosinhos (188 queixas).

«Entre o dia 1 de outubro de 2017 e o dia 31 de agosto de 2021, o Portal da Queixa recebeu um total de 5457 queixas dirigidas às autarquias das Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto, um aumento de 345% em comparação com o período homólogo, o quadriénio 2013-2017. De 1 de outubro de 2013 até 31 de agosto de 2017, foram registadas na maior rede social de consumidores de Portugal apenas 1227 reclamações» refere o site.

Na AML, os municípios do Montijo (43), Alcochete (36) e Mafra (19) são os que menos reclamações têm registadas no Portal da Queixa durante o mesmo período.

O estudo do Portal da Queixa revelou que os principais motivos de reclamação dos munícipes estão divididos com: (38%) Ambiente (manutenção e cuidado de espaços verdes, recolha do lixo, limpeza de espaços públicos, pragas, etc.); 30% problemas com Infraestruturas (obras públicas, reparações, iluminação das ruas, problemas de sinalização, etc.); 19% Licenciamentos (licenças camarárias, fiscalizações, multas, problemas de estacionamento, queixas de ruído, etc.).

Outros motivos de queixa são: Serviços (problemas com serviços dos municípios, falta de resposta, mau atendimento, etc.); Segurança (segurança rodoviária, sinalização, acidentes, etc.); Habitação (problemas com habitação particular, concursos públicos de habitação, etc.); e Saúde Pública (queixas para problemas de segurança e saúde pública).

Relativamente ao Índice de Satisfação, pontuação atribuída a cada entidade no Portal da Queixa, Lisboa, Faro, Braga, Leiria e Setúbal são as que demonstram uma maior preocupação em responder e resolver os problemas reportados pelos seus munícipes. Lisboa e Faro apresentam índices de satisfação perto dos 80% e taxas de resposta de 100%, enquanto a taxa de solução se situa nos 73,9% na capital e em 84,6% no concelho algarvio.

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