Parceiros
AçoresAtualidade

Município de Velas activa Plano de Emergência devido à actividade sísmica

- publicidade -

Nos últimos dias a ilha de S. Jorge, no arquipélago dos Açores, tem vindo a registar um número elevado de sismos, de origem tectónica, o que levou a Câmara Municipal de Velas a activar o Plano de Emergência.

No aviso publicado nas redes sociais, o município indica que o plano foi activado a partir das 17h00 desta segunda-feira.

Antes, o município deixou também um aviso no qual explica que está a acompanhar a actividade sísmica, e solicitou à população para manter «a calma e serenidade possível e as suas rotinas diárias».

Nas últimas 48 horas foram sentidos mais de 1.100 sismos, todos de baixa magnitude, conforme fonte do Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

O Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA) informou que às 16h55 e às 16h56 (hora local), desta segunda-feira, foram registados 2 eventos, o primeiro com magnitude de 2,1 (Richter) e epicentro a cerca de 1 km a WNW das Velas, ilha de São Jorge; e o segundo com magnitude 2,2 e epicentro a 2 km a E da Beira, ilha de São Jorge.

De acordo com a informação disponível até ao momento os sismos foram sentidos com intensidade máxima III/IV (Escala de Mercalli Modificada) nas freguesias das Velas e Rosais (concelho das Velas).

O sismo mais recente foi registado às 19h06, e teve uma magnitude de 2.2 segundo o IPMA.


Sondagem | Tem condições para acolher refugiados ucranianos em sua casa?
VOTE AQUI!
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Escreva um comentário