Distrito de LisboaEconomia

Municipio de Sintra lidera ranking de eficácia e eficiência financeira nacional

Nesta segunda-feira, dia 8 de Novembro, a Câmara Municipal de Sintra foi considerada a autarquia portuguesa de grande dimensão com maior eficiência financeira de acordo com o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses.

Segundo o estudo elaborado anualmente pela Ordem dos Oficiais de Contas e o Instituto Politécnico do Cavado e Ave revelou que Sintra subiu da segunda posição que ocupava em 2020 para o topo da tabela, trocando de posição com Santa Maria da Feira.

O estudo revela ainda que apenas 74 municípios se poderão considerar com um nível satisfatório de eficácia e eficiência financeira, na base dos indicadores selecionados para este Anuário, ao obterem uma classificação maior ou igual a 50% da pontuação total.

Basílio Horta, presidente da autarquia de Sintra salienta “que é uma notícia a que damos particular importância, tendo em conta que estamos a falar do segundo maior concelho do país em termos de população. Esta avaliação é fruto de uma gestão que leva nove anos, caracterizada por um profundo respeito pelo dinheiro dos nossos contribuintes, de que nos consideramos fiéis depositários.”

“Nos seus mandatos, a Câmara diminuiu o IMI em 9 pontos – encostando-o ao mínimo de 0,30 – e programou investimentos da ordem dos 120 milhões de euros. Destacando-se o investimento no Novo Hospital de Sintra, superior a 50 milhões de euros, em nove centros de saúde, dos quais cinco em funcionamento, um a ser inaugurado em dezembro e três apresentados ao PRR, bem como o investimento na recuperação de escolas onde já foram liquidados cerca de 50 milhões de euros.” Completa o autarca.

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses agora publicado apresenta uma análise económica e financeira detalhada das contas dos 308 municípios relativas ao exercício económico de 2021, incluindo ainda uma análise do setor empresarial local.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *