Distrito de SetúbalDistritos

Município de Setúbal reabilita avenidas na cidade e cria ciclovia

As avenidas dos Ciprestes e Manuel Maria de Portela, em Setúbal, estão a ser reabilitadas no âmbito do projeto intermunicipal Ciclop7, que cria novas soluções de mobilidade urbana, incluindo uma ciclovia.

O Ciclop7 – Rede Ciclável e Pedonal da Península de Setúbal, é um dos projetos intermunicipais dinamizados no âmbito da marca Território Arrábida, cofinanciado em 50 por cento pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, obtido através dos planos estratégicos de desenvolvimento urbano de Setúbal, de Sesimbra e de Palmela e aprovado pelo Programa Operacional Regional Lisboa 2020.

Esta ação tem um investimento global de 504 mil 265,83 euros, comparticipado em 200 mil euros, correspondente a 50 por cento do valor total elegível a financiamento, concretamente 400 mil euros, engloba o reperfilamento das avenidas Manuel Maria de Portela e dos Ciprestes.

A operação, já em curso, abrange um troço rodoviário e pedonal compreendido entre o final da Avenida 5 de Outubro e o limite norte do concelho de Setúbal, numa extensão total de aproximadamente três mil metros.

A intervenção engloba a criação de uma nova ciclovia em todo este trajeto, que passa a integrar a rede ciclável disponível na cidade, neste caso com ligações aos percursos existentes nas avenidas da Europa e Antero de Quental e, futuramente, a um troço a criar no concelho de Palmela no âmbito deste projeto intermunicipal.

O projeto Ciclop7 promove ainda a requalificação profunda ao nível da mobilidade pedonal nas avenidas dos Ciprestes e Manuel Maria de Portela, com novos passeios, como no caso da Avenida dos Ciprestes compreendido entre a Rua das Galroas e o limite norte do concelho, que, no âmbito deste investimento, fica dotado de uma área de circulação pedonal numa extensão total superior a mil metros.

A intervenção, executada de forma faseada e com a duração prevista de 300 dias, está a decorrer desde o dia 28 de junho, com a primeira etapa centrada num troço viário compreendido entre a Estrada da Varzinha e o limite norte do concelho setubalense, neste caso numa extensão com cerca de 500 metros.

Na Avenida dos Ciprestes são ainda intervencionados, faseadamente, os troços compreendidos entre a Estrada da Varzinha e a Rua das Galroas, entre a Rua das Galroas e a Avenida Antero de Quental e entre a Avenida Antero de Quental e a Praça do Brasil.

No âmbito do Ciclop7 é ainda requalificado o troço compreendido entre a Praça do Brasil e a Rua da Tebaida, obra a realizar em consonância com o projeto do Terminal Interface de Setúbal, investimento superior a quatro milhões de euros já adjudicado pela Câmara Municipal de Setúbal.

 

Fonte: Câmara Municipal de Setúbal


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *