Distrito de Setúbal

Município de Setúbal inaugurou obras de renovação do Forte de Albarquel

As obras de renovação do Forte de Albarquel, em Setúbal, foram inauguradas este sábado numa cerimónia que contou com a presença da filantropa britânica Helen Hamlyn, e que após esta intervenção ganha vida como sala de visitas da cidade e centro cultural e educativo.

 O antigo equipamento militar, cedido pelo Ministério da Defesa à Câmara Municipal de Setúbal, em janeiro de 2015, por um período de 32 anos, foi alvo de obras de requalificação, num investimento superior a 1,6 milhões de euros, com encargos repartidos entre o The Helen Hamlyn Trust, com uma comparticipação de um milhão de euros, e a autarquia, com 600 mil euros, no âmbito de um memorando de entendimento firmado em 2016.

A presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, frisou que a recuperação do imóvel, que “foi desprezado, esquecido e abandonado durante décadas, é um momento histórico para a cidade”, mas sublinhou que “foi necessária paciência, persistência, resiliência e, reconheça-se, vontade política para resolver este problema”.

As obras de reabilitação, iniciadas em 2018, dotaram o monumento de “novas capacidades e novos atrativos capazes de se transformarem, também, em promotores do desenvolvimento turístico”, sublinhou a autarca.

A antiga fortaleza militar, construída no século XVII, na Praia de Albarquel, é uma nova sala de visitas da cidade e um espaço cultural e educativo, com valências expositivas e condições para acolher diversas manifestações artísticas, num programa com início já este mês.

A componente de índole museológica e expositiva envolve a instalação de um núcleo destinado à fruição cultural e histórica, dirigida aos cidadãos em geral, mas sobretudo aos alunos dos diversos níveis de ensino, que abriu com uma mostra documental e fotográfica sobre a história do imóvel.

Uma segunda valência, para atividades culturais, prevê eventos como pequenos concertos de música de câmara, recitais de poesia, apontamentos teatrais, apresentação de obras literárias, debates, conferências e workshops.

A terceira componente, vocacionada para a receção e acolhimento, visa capitalizar o enquadramento paisagístico do Forte de Albarquel, localizado no Parque Natural da Arrábida, utilizando o edifício para receções a corpos diplomáticos, delegações estrangeiras, investidores e empresas.

Além de um pátio com vista sobre o rio e a serra, no interior, no piso térreo, há um salão amplo que resulta da demolição de alguns compartimentos e foi criada uma cozinha de apoio ao serviço de catering para as receções.

O primeiro piso é destinado ao apoio administrativo e a antiga garagem dos veículos militares foi reconvertida para sala de reuniões, além de que foram acrescentados dois compartimentos de apoio para instalação sanitária e arrumos.

A reabilitação do Forte de Albarquel contemplou, igualmente, a instalação de iluminação cénica que realça os contornos da antiga fortaleza militar.

Todos os trabalhos realizados, incluindo a instalação de portas e janelas e a aquisição de mobiliário, tiveram em conta o respeito pelo estilo e a época do edifício.

Todas as orientações nas quais se basearam o projeto de requalificação do Forte de Albarquel, com exceção da construção do parque de estacionamento que ficou a cargo da autarquia, foram feitas por Lady Helen Hamlyn, filantropa britânica que, através do The Helen Hamlyn Trust, canalizou cerca de um milhão de euros para este investimento.

Helen Hamlyn confessou sentir-se “muito feliz” pela “abertura deste histórico forte num local verdadeiramente deslumbrante”.

A filantropa britânica salientou a “admirável tenacidade” da presidente da Câmara Municipal de Setúbal na tarefa de convencer o Ministério da Defesa a ceder o imóvel à autarquia, o que viria a acontecer em 2015.

“Estou muito contente por ter ajudado a restaurar este forte para Setúbal, cidade que conheci há 12 anos, por intermédio do meu amigo Hugo O’Neill, e pela qual me apaixonei. Congratulo-me pela utilização para fins culturais e educativos e aguardo com muita expectativa o início de um programa de atividades que sei que é muito bom para que todos possam usufruir deste espaço.”

Além do descerramento da placa comemorativa da inauguração do renovado Forte de Albarquel, a cerimónia, que contou com as presenças de membros do Executivo municipal, do presidente da Assembleia Municipal, André Martins, dos presidentes das juntas de freguesia, de Duarte Pio de Bragança, incluiu ainda um apontamento musical pelo Ensemble Juvenil de Setúbal.

Fonte: Câmara Municipal de Setúbal


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *