Parceiros
Setúbal

Município de Setúbal aprova candidatura ao Galardão ECOXXI 2022

- publicidade -

O executivo da Câmara Municipal de Setúbal aprovou ontem, em reunião pública, a candidatura ao Galardão ECOXXI de 2022, atribuído com recurso à aferição de indicadores de desenvolvimento sustentável.

Implementado em Portugal desde 2005 pela secção portuguesa da Foundation for Environmental Education e pela Associação Bandeira Azul da Europa, o ECOXXI é um programa de educação para a sustentabilidade ambiental com o objetivo de identificar e reconhecer as boas práticas concretizadas pelos municípios no seu funcionamento interno e executadas nos concelhos.

«O objetivo fundamental é a composição de uma plataforma estruturada para o debate, uma ferramenta metodológica que deve ser utilizada pelo próprio município para sistematização do trabalho e resultados dos diferentes serviços», refere o texto da proposta aprovada.

O documento sublinha que o programa contribui para «promover o conhecimento do território através da recolha de informação assente nos princípios de sustentabilidade, bem como para estimular o diálogo e empenho dos atores-chave na construção de uma cidade mais resiliente, sustentável e inclusiva».

O ECOXXI, que abrange 12 setores e cuja avaliação é feita por uma comissão constituída por mais de 30 entidades públicas e privadas, permite ainda avaliar e reconhecer as melhores políticas e práticas em matéria de desenvolvimento sustentável, através do cumprimento de critérios de sustentabilidade local.

Educação Ambiental, Instituições, Conservação da Natureza e Biodiversidade, Ordenamento do Território, Ar, Água, Resíduos, Energia, Transportes, Ruído, Agricultura e Turismo são os 12 setores abrangidos, dos quais resultam 21 indicadores.

Fonte: Câmara Municipal de Setúbal


Sondagem | Tem condições para acolher refugiados ucranianos em sua casa?
VOTE AQUI!
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Escreva um comentário