SesimbraTurismo

Município de Sesimbra vai tomar conta da Casa do Infantado

A Casa do Infantado, que fica na Lagoa de Albufeira, vai passar para a gestão da Câmara Municipal de Sesimbra. A autarquia assumiu a sua vontade de gerir este imóvel desde 2021 para poder terminar com a recuperação deste edifício. A casa real é um modesto prédio de apenas um andar que fica à beira do Lago, na solidão da Charneca. O escritor Ramalho Ortigão descrevia este lugar como simpático e de uma grande melancolia devido a tranquilidade da lagoa e ao silencio que a charneca oferecia em outros tempos.

D. Carlos passava muito tempo neste local quando estava em Sesimbra. Atualmente está num avançado estado de degradação, mas existe um plano para recuperar este local histórico. A Casa do Infantado para quem passe é um feio barracão que quem olhe não consegue associar este edifício a um passado histórico. Do plano de recuperação existente, a autarquia pretende instalar um centro de recursos multidisciplinares, um posto de informação turística e a sede da futura Área Protegida de Âmbito Local da Lagoa de Albufeira.

Esta lagoa está listada nas como uma zona húmida de importância a nível internacional. O projeto também vai ter uma ligação ambiental a Lagoa Pequena, um local bastante importante para a observação e conservação de algumas espécies de aves únicas no concelho. Ao recuperar esta casa vai-se valorizar não só a marginal da Lagoa, mas também dar continuação ao processo de requalificação que esta localidade tem estado a ser alvo nos últimos anos.

A Casa do Infantado foi mandada construir por D. Pedro V, no século XIX.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *