Moita

Município da Moita assinala Dia Mundial de Consciencialização para as Perdas e o Desperdício Alimentar

“Poupar na Carteira e no Planeta” é o mote

Dia 29 de setembro, a Câmara Municipal da Moita vai assinalar o Dia Mundial de Consciencialização para as Perdas e o Desperdício Alimentar.

Das celebrações, fazem parte ações de sensibilização junto dos munícipes e comerciantes dos mercados municipais do concelho.

A iniciativa irá decorrer entre os próximos dias 29 de setembro e 1 de outubro.

 “Poupar na Carteira e no Planeta – 9 Passos para Comer Melhor e Evitar o Desperdício”, estarão disponíveis no folheto informativo que será divulgado ao público em geral, e que inclui várias dicas práticas sobre poupança e combate ao desperdício alimentar que é atualmente uma luta enorme por travar.

 Segundo a ONU, “um terço dos alimentos produzidos em todo o mundo são desperdiçados ou perdidos, sendo esse desperdício responsável por 10% dos gases com efeito de estufa. Além dos impactos sociais e económicos gritantes, o desperdício tem um impacto ambiental gigante, quer pelo consumo de recursos, quer pela produção de resíduos.

Embora cerca de metade dos alimentos sejam desperdiçados antes de chegarem aos supermercados, ao longo da cadeia de valor (colheita, transporte, armazenamento, etc.), é ao nível do consumo que podemos intervir de forma mais imediata, através da mudança de alguns comportamentos, nomeadamente na redução, reutilização, separação e reciclagem dos resíduos que cada um de nós pode acautelar, enquanto cidadãos conscientes e responsáveis”.

 A Câmara Municipal da Moita pretende com estas iniciativas atingir as novas metas traçadas para combater o desperdício alimentar produzido diariamente pela população em geral, bem como em alguns setores do comércio.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *