Distrito de Aveiro

Mulher moçambicana escrava em Portugal por 50 euros/mês

A Polícia Judiciária (PJ) deteve em Espinho, distrito de Aveiro, dois suspeitos, um casal de estrangeiros residentes em Portugal, de 40 e 42 anos de idade, pela prática do crime de tráfico de pessoas sobre uma mulher moçambicana de 29 anos.

Os crimes remontam a Novembro de 2021, altura em que os arguidos, “sob a falsa promessa de poder vir para Portugal estudar e trabalhar, aliciaram a vítima, em Moçambique”. A mulher foi trazida para Portugal, onde foi submetida a “servidão laboral/doméstica”.

Já em território português, a vítima seria “privada dos seus documentos”, enquanto era “obrigada a trabalhar 16 horas por dia, sem direito a folgas ou horário de descanso”, e por 50 euros por mês, explica hoje a PJ via comunicado.

A jovem moçambicana estava apenas autorizada a tomar uma refeição por dia e tinha apenas acesso a cuidados de higiene “limitados”.

“Aquando da sua sinalização, foi-lhe diagnosticada uma anemia grave provocada por ausência de alimentação, sendo notória a sua debilidade geral e falência física”, refere ainda a PJ.

Os detidos vão agora ser presentes à autoridade judiciária competente, para um primeiro interrogatório judicial e aplicação das medidas de coacção tidas por adequadas.

Recorde-se que, na semana passada, foi desmantelada uma rede criminosa que se dedicava ao tráfico de pessoas no Baixo Alentejo. Foram detidas 35 pessoas envolvidas na contratação de trabalhadores estrangeiros para a prática de actividades no sector da agricultura.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *