AlmadaDestaque

Movimento em defesa da Mata dos Medos marca concentração em Lisboa

O Movimento em defesa da Mata dos Medos, em Almada, marcou um protesto em Lisboa, na Praça Luís de Camões para este sábado , 8 de Janeiro, a partir das 15h00.

«Nos últimos meses, o país tem assistido a verdadeiros atentados contra a Rede Nacional de Áreas Protegidas, protagonizados pelo Governo, autarquias e até pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas» refere a nota que acompanha o evento.

«O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, com recurso a financiamentos públicos, comunitários e nacionais, tem efetuado brutais operações de corte e trituração de arvoredo, com os argumentos de prevenção de fogos e de controlo de espécies exóticas invasoras.

Estas operações utilizam maquinaria pesada em solos sensíveis, incluindo habitats como dunas e zonas húmidas, potenciam as emissões de dióxido de carbono, comprometem os solos e os recursos hídricos, destroem fauna e flora autóctone e acentuam o risco de incêndio. Quanto ao arvoredo autóctone abatido, face à elevada procura de madeira nos mercados, não está claro se a operação resulta na obtenção de receitas para o Estado ou para entidades privadas, situação que urge ser investigada.»

Relativamente à Mata Nacional do Medos, Reserva Botânica que integra a Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica «às portas de Lisboa, é elucidativo da destruição levada a cabo pelo ICNF. Esta situação está longe de ser isolada, casos semelhantes ocorreram e ocorrem noutras áreas protegidas, como a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto [3], a Serra da Lousã [4] [5] ou o Paul do Taipal [6]» alerta o Movimento.

Contra a destruição do património natural nacional, protagonizado pelo Governo, «o Movimento em Defesa da Mata dos Medos agenda para Lisboa uma concentração e convida todas as pessoas, associações e outros colectivos a unirem-se e a denunciar as más práticas que colocam em causa a defesa ambiental do país».

Na nota é feito ainda um agradecimento à: ACRÉSCIMO, FAPAS, IRIS, TOCÁ RUFAR.


ÚLTIMA HORA! O seu Diário do Distrito acabou de chegar com um canal no whatsapp
Sabia que o Diário do Distrito também já está no Telegram? Subscreva o canal.
Já viu os nossos novos vídeos/reportagens em parceria com a CNN no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!
Siga-nos na nossa página no Facebook! Veja os diretos que realizamos no seu distrito

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *